anime-se, temos boas notícias: consumir vinho tinto e queijo diariamente combate a doença de alzheimer - À Volta das Panelas!

anime-se, temos boas notícias: consumir vinho tinto e queijo diariamente combate a doença de alzheimer

É desta que acaba o boicote da minha querida Mulher Mistério às nossas noites de wine and cheese. Tenho de confessar que é um dos meus jantares favoritos: sentarmo-nos à frente da televisão, a ver um bom filme, acompanhados de uma tábua de queijos e de um bom vinho tinto.

anto-meneghini-r7OZ7BKOw6Q-unsplash.jpg

Pois agora já não há razões de queixa. Porque engorda... Porque faz mal à saúde... Porque tem muita gordura... Acabou! Basta! Chega! Descobri um hiper-respeitado estudo científico da Universidade Estadual do Iowa, nos Estados Unidos, publicado no Journal of Alzheimer's Disease, que conclui que o consumo diário de vinho, especialmente vinho tinto, está ligado a uma melhoria das funções cognitivas.

E, se isto já eram boas notícias, ainda aí vêm melhores: além do vinho tinto, a equipa de investigadores liderada por Auriel Willette (aqui vai a minha sentida homenagem ao Senhor Willette) concluiu que o queijo demonstrou ser, de longe, o alimento que mais protegia contra problemas cognitivos relacionados com a idade.

still-life-ge1183491e_1280.jpg

É claro que o respeitadíssimo estudo, feito junto de 1.787 adultos britânicos, ao longo de 10 anos de vida, fala sempre de consumo moderado de queijo e vinho. Mas como a moderação é um conceito relativo, eu vou continuar a apostar que uma garrafa de vinho por dia dá saúde e alegria.

 

Um óptimo queijo para si onde quer que o vinho esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

Powered by Blogger.