Skip to main content

a sobremesa mais popular do tiktok: crinkle, as rugas estaladiças de massa filo

Vai três vezes ao forno até ficar tão estaladiça como uma batata frita Pala Pala. E no entanto é uma das sobremesas mais fáceis de preparar. Chama-se Crinkle e é a nova febre viral do TikTok. Como diz a respeitadíssima revista gastronómica Bon Appétit, nem todas as receitas virais no TikTok são obras de arte, mas esta massa filo estaladiça, criada por Ramena Avakian na sua página de TikTok, é “boa demais para ser verdade”.

Imagine uma série de folhas fininhas de massa de croissant, todas estaladiças e previamente passadas por manteiga derretida, creme de custarda e calda de açúcar. Eu sei que parece complicado, mas é facílimo de preparar.

Tudo o que vai precisar é de 1 embalagem de massa filo, 240 ml de manteiga sem sal derretida, 240 ml de leite, 2 ovos, 200 g de açúcar e 1 colher de sopa de extracto de baunilha. Para a calda de açúcar, vai precisar de mais 200 g de açúcar, 240 ml de água e 1 colher de chá de sumo de limão espremido no momento.

e23049a04e8a7b1be7499418ddf51a0a.jpeg

O nome crinkle vem da forma enrugada da massa filo. E para conseguir isso pegue em duas folhas de massa filo de cada vez e dobre-as como se fosse um acordeão. Vá colocando as folhas dobradas em pé dentro de um pirex forrado com papel vegetal ou dentro de um tabuleiro de alumínio. Para perceber melhor a técnica, pode ver aqui o vídeo da receita gravado por Ramena. Quando o pirex estiver cheio com a massa, leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 10 minutos.

Retire a massa do forno, espalhe a manteiga derretida por cima e volte a colocar no forno durante mais 10 minutos. Enquanto isso, bata à mão o leite com os ovos, o extracto de baunilha e 200 g de açúcar até criar um creme. Espalhe este creme por cima da massa filo e volte a levar ao forno por mais 30 a 40 minutos. 

Aproveite este tempo para fazer a calda de açúcar. Ferva, em lume médio, partes iguais de água e açúcar com uma colher de chá de sumo de limão espremido no momento. Deixe ferver enquanto mexe até atingir o ponto de fio. Pode perceber que está no ponto quando, ao colocar um pouco de calda nos dedos molhados com água fria e os afastar, se formar um fio.

Assim que a massa filo estiver bem dourada e totalmente estaladiça, retire-a do forno e espalhe a calda de açúcar por cima. Tenha atenção ao ponto do açúcar porque, se ele ficar demasiado líquido, a massa tornar-se-á mole.

Deixe arrefecer antes de cortar o folhado em quadrados e servir. Com uns pistáchios picado espalhados por cima, fica ainda melhor. 

 

Uma óptima sobremesa para si onde quer que o TikTok esteja,

Ele

 

receita: ramena avakian; foto: bon appétit

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com