a maneira mais deliciosa de cozinhar batatas no forno - À Volta das Panelas!

a maneira mais deliciosa de cozinhar batatas no forno

Já ouviu falar no clássico fondant de chocolate, não já? É claro que sim! Qualquer pessoa que não tenha chegado ontem de Marte se baba a imaginar aquele bolo levemente crocante por fora e totalmente líquido por dentro. Agora imagine que, em vez de um bolo, tem umas batatas. São as batatas fondant!

Para mim, é a forma mais deliciosa de cozinhar batatas no forno. Não só porque ficam incrivelmente saborosas, nem sequer por causa do irresistível exterior crocante, mas porque ficam literalmente a derreter por dentro – como se fossem um fondant de chocolate.

Esta receita é do site The Kitchn e leva apenas seis ingredientes: batatas médias, alho descascado e esmagado, manteiga, óleo de canola, tomilho fresco e caldo de galinha ou de legumes. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Recipes_2019-12-fondant-potatoes_2019162IM

 

Antes de qualquer outra coisa, tem de preparar as batatas e retirar o excesso de amido. É isso que as vai deixar crocantes e ligeiramente estaladiças por fora. Descasque as batatas, deite fora as duas pontas e corte-as ao meio lateralmente, de forma a dividi-las em duas rodelas grossas com os dois lados planos. Coloque as batatas dentro de uma taça grande com água fria e deixe-as descansar, durante 20 minutos, à temperatura ambiente.

Retire-as, lave-as em água fria directamente da torneira e seque-as com papel de cozinha. Tempere-as com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

Aqueça, em lume médio-alto, duas colheres de sopa de óleo de canola numa frigideira que possa ir ao forno. Coloque as batatas com o lado mais largo virado para baixo e cozinhe durante seis a sete minutos. Vire as batatas ao contrário e junte o alho esmagado, a manteiga e quatro raminhos de tomilho. Cozinhe até a manteiga começar a fervilhar e a escurecer. Ao fim de dois ou três minutos, acrescente o caldo.

Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 30 a 35 minutos. Quando as batatas estiverem tostadas por fora e estupidamente macias por dentro, é sinal de que estão prontas. Sirva com o molho que se juntou no fundo da frigideira e mais um pouco de tomilho fresco por cima.

 

Umas óptimas batatas para si onde quer que o fondant de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

 

Powered by Blogger.