sopa de ervilhas com cajus, uma receita vegan e sem glúten ideal para quem está de dieta

Cada vez que uma nutricionista me diz que tenho de comer só sopa ao jantar, eu derramo uma lágrima de pura infelicidade. Não acho graça nenhuma a sopas de uma forma em geral e a algumas em particular. Não acho graça nenhuma a sopa de cenoura, sopa de legumes, sopa juliana, enfim, às mais banais. Mas adoro sopas frias, por exemplo. E sopa de cogumelos. E um belo caldo verde, de vez em quando, sabe muitíssimo bem. Mas, de longe, a minha sopa preferida é a de ervilhas. Seria provavelmente a única receita que poderia comer todas noites, sem enjoar. Adoro. Eis senão quando descubro esta preciosidade no blog Binjal’s Veg Kitchen: sopa de ervilhas com cajus? Não adoro. Amo. Ainda por cima é saudável, vegan e sem glúten: é rica em antioxidantes, proteínas e vitamina C.

Só precisa de ter em casa ervilhas (frescas ou congeladas), cajus, uma cebola picada, uma cabeça de alho, azeite, pimenta preta moída, sal, caldo de legumes ou água, piripíri e creme de cajus para decorar (opcional).

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Roasted-Garlic-Green-Peas-Soup-L1.jpg

 

Aqueça numa panela grande o azeite com o alho descascado e deixe tostar até o alho ficar dourado. Adicione a cebola picada e os cajus, e deixe saltear durante 2 a 3 minutos em lume médio alto.

Junte as ervilhas, tempere com sal e pimenta e mexa durante cerca de um minuto. A seguir, acrescente o caldo de legumes ou a água e deixe ferver durante 7 a 8 minutos até as ervilhas amaciarem.

Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.

Passe a sopa pela varinha mágica até obter um creme macio.

Volte a colocar a sopa ao lume e deixe ferver.

Divida a sopa pelas taças que vai servir e decore com creme de cajus, um pouco mais de pimenta preta e piripíri.

Se puder e gostar, junte uns croutons antes de servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: binjal´s veg kitchen

 

Comments

Popular Posts