Skip to main content

sopa de ervilhas com cajus, uma receita vegan e sem glúten ideal para quem está de dieta

Cada vez que uma nutricionista me diz que tenho de comer só sopa ao jantar, eu derramo uma lágrima de pura infelicidade. Não acho graça nenhuma a sopas de uma forma em geral e a algumas em particular. Não acho graça nenhuma a sopa de cenoura, sopa de legumes, sopa juliana, enfim, às mais banais. Mas adoro sopas frias, por exemplo. E sopa de cogumelos. E um belo caldo verde, de vez em quando, sabe muitíssimo bem. Mas, de longe, a minha sopa preferida é a de ervilhas. Seria provavelmente a única receita que poderia comer todas noites, sem enjoar. Adoro. Eis senão quando descubro esta preciosidade no blog Binjal’s Veg Kitchen: sopa de ervilhas com cajus? Não adoro. Amo. Ainda por cima é saudável, vegan e sem glúten: é rica em antioxidantes, proteínas e vitamina C.

Só precisa de ter em casa ervilhas (frescas ou congeladas), cajus, uma cebola picada, uma cabeça de alho, azeite, pimenta preta moída, sal, caldo de legumes ou água, piripíri e creme de cajus para decorar (opcional).

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Roasted-Garlic-Green-Peas-Soup-L1.jpg

 

Aqueça numa panela grande o azeite com o alho descascado e deixe tostar até o alho ficar dourado. Adicione a cebola picada e os cajus, e deixe saltear durante 2 a 3 minutos em lume médio alto.

Junte as ervilhas, tempere com sal e pimenta e mexa durante cerca de um minuto. A seguir, acrescente o caldo de legumes ou a água e deixe ferver durante 7 a 8 minutos até as ervilhas amaciarem.

Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.

Passe a sopa pela varinha mágica até obter um creme macio.

Volte a colocar a sopa ao lume e deixe ferver.

Divida a sopa pelas taças que vai servir e decore com creme de cajus, um pouco mais de pimenta preta e piripíri.

Se puder e gostar, junte uns croutons antes de servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: binjal´s veg kitchen

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco