panquecas sem glúten nem açúcar para começar este fim de semana de forma saudável
São crocantes por fora e macias por dentro. Ninguém acredita que, com este aspeto, estas panquecas são saudáveis. Mas é verdade: não têm glúten nem açúcar e são divinais. A receita é do site The Bojon Gourmet e é muito fácil de fazer.
Só precisa de ter em casa farinha de sorgo (ou de aveia, se preferir), farinha de arroz, fermento, bicarbonato de sódio, sal, leitelho, um ovo, xarope de ácer, extrato de baunilha, manteiga derretida e óleo vegetal para cozinhar. Para os toppings, reserve mais xarope de ácer, fruta fresca, iogurte grego e sementes de cânhamo.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por misturar, numa taça grande, as farinhas de sorgo e de arroz, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.
Noutra taça à parte, misture o leitelho, o ovo, o xarope de ácer e a baunilha.
Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misture com uma espátula de borracha. Acrescente a manteiga derretida e misture novamente até obter uma massa homogénea. Não misture demasiado para a massa não ficar líquida demais e as panquecas mais fininhas.
Reserve a massa durante 1 a 2 minutos para engrossar.
Enquanto isso, pré-aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio. Quando a frigideira estiver quente, reduza para lume brando.
Coloque um fio de óleo vegetal na frigideira. Espalhe um pouco da massa no centro da frigideira. Agite-a de forma a criar uma panqueca com a massa. Deixe cozinhar, durante 2 a 3 minutos. Vire com cuidado e deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos, até ficar dourada de ambos os lados.
Repita o processo até acabar a massa. E vá mantendo as primeiras panquecas no forno aquecido para não arrefecerem.
Sirva acompanhadas de fruta fresca, uma colher de iogurte grego, um fio de xarope de ácer e sementes de cânhamo.
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: the bojon gourmet
Comments
Post a Comment