Skip to main content

isto, sim, é um lanche de domingo: fondue de chocolate dentro de um pão de banana

DSC00358.jpg

Para quê sujar loiça quando podemos servir um fondue de chocolate dentro de um pão de banana fofinho? Poupamos trabalho, poupamos detergente e até poupamos energia. É só boas notícias para o planeta – e para a nossa barriga! É que o pão de banana cortado em palitos e mergulhado no chocolate derretido é de nos deixar com o batimento cardíaco de um velocista depois do sprint dos 100 metros.

E foi por isso que gravámos um vídeo com esta delícia. É tão fácil de preparar que esta receita foi feita por um dos nossos Mini-Misteriosos.

 

 

Ingredientes

Para o pão de banana

  • 4 bananas maduras
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 ovo
  • 100 g de açúcar
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 190 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela

Para o fondue

  • 340 g de chocolate cortado em pedaços
  • 6 colheres de sopa de natas
  • 6 colheres de sopa de leite 
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 bananas cortadas às rodelas
  • 12 morangos 

 

DSC00355.jpg

Pré-aqueça o forno a 180º C. Numa taça grande, esmague as bananas com um garfo. Acrescente o óleo, o ovo, o açúcar e a baunilha e misture bem. Adicione a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e a canela e volte a misturar tudo.

Coloque a massa dentro uma forma rectangular, previamente untada com manteiga, e leve ao forno durante 45 a 55 minutos ou até espetar um palito e este sair limpo.

Entretanto, aqueça, numa panela pequena, em lume brando, as natas com o chocolate e o leite. Acrescente a baunilha e misture tudo até o chocolate derreter bem. Retire do lume e tape.

Deixe o pão de banana arrefecer durante 30 minutos e coloque-o numa travessa. Corte um retângulo no topo do pão, deixando um perímetro à volta de cerca de 5 a 7 cm. Retire com cuidado o retângulo cortado  de forma a abrir um buraco no meio do pão de banana e pressione o miolo para baixo para aumentar o espaço.

Deite o chocolate derretido, ainda morno, para dentro do buraco. Sirva o fondue com as bananas cortadas às rodelas, os morangos e o resto do pão de banana cortado em palitos.

Sem nome3.jpg

Vá molhando cada peça de fruta e cada fatia de pão de bana dentro do chocolate derretido.

 

Um óptimo fondue para si onde quer que o pão de banana esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com