este tagliatelle vegetariano com pesto de brócolos é uma das receitas mais fáceis do jamie oliver - À Volta das Panelas!

este tagliatelle vegetariano com pesto de brócolos é uma das receitas mais fáceis do jamie oliver

Faz parte de um conjunto de 14 receitas facílimas preparadas pelo Jamie Oliver para a Tesco. E é uma das minhas favoritas para os dias em que preciso de um jantar fácil e saudável. Além disso, é uma óptima maneira de reaproveitar o pão duro da véspera. Em vez de comprar pão ralado na loja mais próxima, corte em pedaços o pão duro que tem em casa e junte-o num triturador com sal, pimenta e alho em pó. Triture até ficar com a sua consistência preferida. A partir daqui, só precisa de mais 15 minutos.

1400x919-GreenTagliatelle-6b7a5bf7-937e-4c8e-9baf-

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas

  • 1 cabeça de brócolos
  • 320 g de espinafres congelados
  • 1 dente de alho
  • 1 pitada de piripíri
  • Azeite
  • 60 g de queijo pecorino ralado
  • 300 g de tagliatelle
  • 100 g de pão ralado duro
  • 2 raminhos de tomilho

 

Corte os brócolos em pequenos bouquets e o talo em rodelas fininhas. Coloque a cozer numa panela de água a ferver com sal durante 3 minutos. Junte os espinafres e deixe mais dois minutos.

Enquanto isso, coloque o alho num liquidificador juntamente com o piripíri, uma colher de sopa de azeite e quase todo o queijo ralado. Junte os brócolos cozidos e os espinafres bem como um pouco de água da cozedura. Tempere com flor de sal e pimenta e triture tudo até ficar como um pesto suave. 

Aproveite o resto da água da cozedura dos brócolos para cozinhar o tagliatelle al dente seguindo as instruções da embalagem. Ao mesmo tempo, aqueça uma colher de sopa de azeite numa frigideira, adicione o pão ralado caseiro e as folhas de tomilho e toste até dourar. Deixe de parte.

Use a mesma frigideira para aquecer metade do pesto de brócolos. Quando levantar fervura, envolva a massa cozida no pesto, juntamente com um pouco de água da cozedura.

Divida a massa pelos pratos e espalhe por cima o pão ralado tostado, um fio de azeite e um pouco mais de queijo ralado no momento. Pode guardar o resto do pesto no frigorífico para outro jantar.

 

Uma óptima massa para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: jamie oliver e tesco

 

Powered by Blogger.