Eu amo soufflés. Não há melhor sensação do que dar uma colherada naquela nuvem deliciosa e deliciar-nos com aquele sabor macio e, neste caso, a queijo.
São a refeição perfeita, menos quando se desfazem todos, o que seguramente aconteceria comigo se fosse eu a cozinhar. Ainda bem que tenho o meu querido Marido Mistério para tomar conta da ocorrência. Mas esta receita do blog The Kitchy Kitchen é tão boa e fácil que não corre esse risco. Além de ser um soufflé béchamel, o que significa que vai crescer seguramente, pode fazê-lo de véspera. Pode deixar a massa a assentar no frigorífico de um dia para outro.
Só precisa de ter em casa manteiga sem sal, farinha, leite, sal, pimenta preta moída, ovos batidos, queijo gruyère ralado e cebolinho fresco picado.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Derreta a manteiga numa panela, em lume médio. Junte a farinha e mexa. Deixe cozinhar durante 1 minuto. Adicione 2 colheres de sopa de leite, de cada vez, e vá mexendo. Ao princípio, vai ficar uma massa espessa, mas à medida que vai adicionando o leite e for mexendo, vai ficando mais líquida. A ideia é obter um creme aveludado. Se ficar demasiado líquido, deixe ao lume durante mais alguns minutos até reduzir, se ficar demasiado espesso, junte mais leite.
Retire o creme do lume e tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste os temperos.
Junte os ovos batidos, o queijo e o cebolinho ao creme branco e misture bem.
Transfira para um pirex untado com manteiga e leve ao forno durante 30 a 40 minutos ou até o soufflé começar a insuflar e ficar acastanhado no topo.
Sirva logo.
Bom Carnaval,
Ela
receita e foto: the kitchy kitchen
Comments
Post a Comment