esta quiche de pera, gorgonzola e bimis é o almoço perfeito para os dias de semana - À Volta das Panelas!

esta quiche de pera, gorgonzola e bimis é o almoço perfeito para os dias de semana

Se fizer de véspera, pode levar para o trabalho. Esta receita do site Taste tem uma base com parmesão e depois faz uma das melhores combinações de ingredientes: pera, gorgonzola, mini brócolos (os famosos bimis), figos secos e nozes. Oh, meu Deus. Já estou com desejos. Onde é que anda o meu querido Marido Mistério? Larga a nossa loja online que eu preciso de ti com urgência. Preciso desta receita do site Taste na minha vida, ou melhor, no meu estômago. Eu compro os ingredientes, ok?

Aliás, vou já fazer a lista: farinha, parmesão ralado, sal, manteiga fria picada, água fria, azeite virgem extra, um cebola pequena picada, um dente de alho esmagado, um pau de canela, mostarda em grão, vinagre de vinho tinto, açúcar mascavado, peras descascadas sem caroço e cortadas em pedaços, figos secos, bimis cozidos, gorgonzola em crumble, natas, leite, ovos, tomilho fresco e nozes picadas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

9ca915523bbeaedd8a607e1f99a14af6.jpg

 

Comece por juntar a farinha, o parmesão, o sal e a manteiga no liquidificador até obter uma espécie de crumble. Junte 2 colheres de sopa de água. Volte a misturar até começar a criar uma espécie de massa. Se for preciso, junte um pouco mais de água. Forme um disco com a massa e tape com película aderente. Leve ao frigorífico durante 30 minutos para assentar.

Entretanto, aqueça o azeite numa frigideira em lume médio baixo. Junte a cebola e vá mexendo, durante cerca de 2 minutos, até amaciar. Adicione o alho, a canela e a mostarda. Cozinhe, mexendo sempre, durante 1 minuto. A seguir, junte o vinagre, o açúcar e a pera. Deixe cozinhar, durante 7 a 10 minutos, até a pera ficar macia e o molho ter reduzido. Vá mexendo sempre. Junte os figos e deixe cozinhar durante apenas 1 minuto, só para aquecer. Tempere.

Estenda a massa da base por cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha. Crie um círculo com cerca de 24 cm de diâmetro e 5 mm de espessura e forre uma forma de tarte com a massa. Retire o excesso de massa e leve ao frigorífico durante 20 minutos para assentar.

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque por cima da base uma folha de papel vegetal e pesos de cozinha. Leve ao forno durante 15 minutos. Retire a folha e os pesos. Volte a pôr no forno durante mais 15 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Coloque por cima da base os bimis e o queijo gorgonzola.

Bata as natas, o leite, os ovos e o tomilho numa taça. Transfira para a forma da tarte. Espalhe as nozes por cima.

Leve ao forno durante 35 minutos ou até ficar dourada no topo.

Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: taste

Powered by Blogger.