Skip to main content

esta divinal tarte de roquefort e pera fica deslumbrante em qualquer mesa

Já para não falar do sabor desta pequena maravilha. Adoro a combinação de queijo com pera, então, em cima de uma massa quebrada no forno, é uma perdição. É uma ótima sugestão para fazer este fim de semana. Já mandei esta receita do blog Olive and Mango ao meu querido Marido Mistério, e Ele mandou-me comprar os ingredientes. É justo. Cada macaco no seu galho. E como sou uma mulher muito cumpridora dos meus deveres, até já fiz a lista. Ele vai precisar de massa quebrada (se encontrar integral, melhor ainda), azeite virgem extra, manteiga, cebola doce cortada em fatias fininhas, sal, água, mostarda Dijon, leite e flor de sal. Para os toppings, vai precisar de blue cheese em crumble (pode ser Roquefort, por exemplo), peras sem caroço cortadas às fatias, rúcula e avelãs tostadas para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

2019_04_10_pear_and_blue_cheese_savoury_galette_2.

 

Estenda a massa quebrada por cima da bancada polvilhada com farinha. Forme um círculo com cerca de 40 cm de diâmetro. Disponha-a no tabuleiro (pode dobrar as pontas se não couberem) e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Aqueça um fio de azeite e manteiga numa frigideira em lume médio.

Junte a cebola, o sal e a água. Mexa. Reduza para lume brando, tape a frigideira e deixe cozinhar até a cebola ficar macia, mexendo de vez em quando, durante cerca de 25 minutos.

Destape, aumente o lume para médio alto e deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira a mistura da cebola para uma taça para arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Retire a base do frigorífico. Espalhe a mostarda por cima, deixando uma margem com cerca de 5 cm à volta. Espalhe a mistura da cebola por cima.

A seguir, coloque metade do queijo por cima da cebola, e disponha as fatias de pera em círculos.

Dobre as margens da massa quebrada em direção ao centro da tarte (tapando parte do recheio) e pressione-as ligeiramente para baixo.

Pincele a massa com o leite e tempere com a flor de sal.

Leve ao forno durante 30 minutos.

Espalhe por cima o resto do queijo e volte a colocar no forno durante mais 5 minutos ou até a massa ficar dourada.

Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos.

Decore com rúcula e avelãs antes de servir.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: olive and mango

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com