esta divinal tarte de roquefort e pera fica deslumbrante em qualquer mesa - À Volta das Panelas!

esta divinal tarte de roquefort e pera fica deslumbrante em qualquer mesa

Já para não falar do sabor desta pequena maravilha. Adoro a combinação de queijo com pera, então, em cima de uma massa quebrada no forno, é uma perdição. É uma ótima sugestão para fazer este fim de semana. Já mandei esta receita do blog Olive and Mango ao meu querido Marido Mistério, e Ele mandou-me comprar os ingredientes. É justo. Cada macaco no seu galho. E como sou uma mulher muito cumpridora dos meus deveres, até já fiz a lista. Ele vai precisar de massa quebrada (se encontrar integral, melhor ainda), azeite virgem extra, manteiga, cebola doce cortada em fatias fininhas, sal, água, mostarda Dijon, leite e flor de sal. Para os toppings, vai precisar de blue cheese em crumble (pode ser Roquefort, por exemplo), peras sem caroço cortadas às fatias, rúcula e avelãs tostadas para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

2019_04_10_pear_and_blue_cheese_savoury_galette_2.

 

Estenda a massa quebrada por cima da bancada polvilhada com farinha. Forme um círculo com cerca de 40 cm de diâmetro. Disponha-a no tabuleiro (pode dobrar as pontas se não couberem) e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Aqueça um fio de azeite e manteiga numa frigideira em lume médio.

Junte a cebola, o sal e a água. Mexa. Reduza para lume brando, tape a frigideira e deixe cozinhar até a cebola ficar macia, mexendo de vez em quando, durante cerca de 25 minutos.

Destape, aumente o lume para médio alto e deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira a mistura da cebola para uma taça para arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Retire a base do frigorífico. Espalhe a mostarda por cima, deixando uma margem com cerca de 5 cm à volta. Espalhe a mistura da cebola por cima.

A seguir, coloque metade do queijo por cima da cebola, e disponha as fatias de pera em círculos.

Dobre as margens da massa quebrada em direção ao centro da tarte (tapando parte do recheio) e pressione-as ligeiramente para baixo.

Pincele a massa com o leite e tempere com a flor de sal.

Leve ao forno durante 30 minutos.

Espalhe por cima o resto do queijo e volte a colocar no forno durante mais 5 minutos ou até a massa ficar dourada.

Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos.

Decore com rúcula e avelãs antes de servir.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: olive and mango

 

Powered by Blogger.