bolo de café com cobertura de caramelo e nozes pecan, uma receita para animar este fim de semana - À Volta das Panelas!

bolo de café com cobertura de caramelo e nozes pecan, uma receita para animar este fim de semana

Já entrei oficialmente em estágio para o fim de semana. Aliás vou fazer jejum durante o dia de hoje para amanhã me poder deliciar com esta tentação que descobri no blog Tutti Dolci. Adoro o aroma a café nos bolos e esta cobertura já me está a provocar uma ligeira taquicardia só de a imaginar a entrar suavemente na minha boca. As nozes pecan são literalmente a cereja no topo deste bolo.

Para fazer este pecado gastronómico tem de ter em casa farinha, canela, fermento, bicarbonato de sódio, sal, manteiga sem sal, açúcar, café expresso, ovos, leitelho, extrato de baunilha, nozes pecan tostadas e picadas e arandos secos.

Para a cobertura, precisa de manteiga sem sal derretida, açúcar de confeiteiro, sal, café expresso, extrato de baunilha, leite, nozes pecan tostadas picadas e arandos secos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para um bolo que dá para 12 fatias, espreite aqui a receita original.

Espresso-Loaf-Cake-1-copy.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e unte uma forma retangular com spray de cozinha.

Misture a farinha, a canela, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa taça média.

Bata a manteiga, o açúcar e o café expresso com a batedeira na velocidade média. Reduza a velocidade e junte os ovos, um de cada vez.

Entretanto misture o leitelho e a baunilha numa taça pequena.

Adicione a mistura da farinha dividida em três vezes, alternando com a mistura do leitelho. Comece e acabe com a mistura da farinha. Finalmente junte as nozes pecan e os arandos secos.

Transfira a massa para a forma que preparou e alise o topo com uma espátula. Pressione a massa contra o fundo para reduzir as bolhas de ar.

Leve ao forno durante 60 a 65 minutos, até o bolo ficar dourado ou um palito sair limpo do seu interior. Deixe arrefecer na forma durante 15 minutos. A seguir, desenforme o bolo com cuidado e deixe arrefecer completamente.

Enquanto isso, prepare a cobertura: misture a manteiga derretida, o açúcar de confeiteiro, o sal, o café expresso, a baunilha e o leite numa taça. Mexa bem até obter um creme macio.

Espalhe por cima do bolo e decore com as nozes pecan tostadas e os arandos secos. Deixe a cobertura assentar antes de servir.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: tutti dolci

 

Powered by Blogger.