bolo de amêndoa com lemon curd, a receita para se ir deliciando ao longo da semana - À Volta das Panelas!

bolo de amêndoa com lemon curd, a receita para se ir deliciando ao longo da semana

A ideia não é devorar este bolo todo hoje. Não. Nem pense nisso! A ideia (pelo menos a minha intenção) é pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta maravilha hoje, cortar assim em quadrados para levar para o escritório e ir petiscando ao longo da semana. Vai ver que até passa a voar e num instante já é fim de semana outra vez. Esta combinação perfeita de lemon curd com amêndoas tostadas foi inventada por um génio, neste caso a autora do blog Whole and Heavenly Oven e é muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa duas gemas de ovo grandes, açúcar, sumo e raspas de limão e manteiga para o lemon curd. Para o bolo propriamente dito, precisa de mais manteiga e açúcar, extrato de amêndoa, dois ovos ligeiramente batidos, farinha integral, fermento, sal, amêndoas raladas tostadas, amêndoas laminadas tostadas e açúcar de confeiteiro.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 9 pessoas, espreite aqui a receita original.

Collage10A.jpg

 

Comece por fazer o lemon curd: bata as gemas de ovo, o açúcar, as raspas e o sumo de limão numa taça e aqueça-os em banho-maria. Vá mexendo constantemente o lemon curd enquanto ferve em banho-maria, entre 8 a 10 minutos, até obter um creme espesso e macio. Retire o lemon curd do lume e junte a manteiga, uma colher de sopa de cada vez, mexendo sempre antes de cada adição.

Tape o lemon curd com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o bolo: pré-aqueça o forno a 180º C.

Unte e polvilhe com farinha uma forma de bolo de reserve.

Numa taça grande, bata a manteiga com o açúcar. Adicione o extrato de amêndoa e os ovos até obter um creme macio. Acrescente a farinha, o fermento, o sal e as amêndoas raladas e misture até obter uma massa macia.

Transfira a massa para a forma que preparou.

Espalhe o lemon curd por cima da massa, deixando uma margem de cerca de 2,5 cm à volta do bolo. Espalhe as amêndoas laminadas por cima.

Leve ao forno durante 35 a 40 minutos até o bolo ficar com um tom dourado e conseguir retirar um palito limpo do interior do bolo (não do lemon curd).

Deixe arrefecer antes de decorar com açúcar de confeiteiro e de o cortar em quadrados.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: whole and heavenly oven

Powered by Blogger.