Sushi (feito em casa) - À Volta das Panelas!

Sushi (feito em casa)

Bom dia!... A sugestão de hoje foi a nossa primeira experiência a fazer "Sushi" em casa e assim que percebemos a melhor forma de conseguir preparar os rolinhos após as primeiras tentativas o resultado (que se pode ver nas fotos abaixo) foi "aprovado", na minha/nossa opinião! Nesta publicação eu tento explicar o melhor possível como preparamos este Sushi!





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Em resumo, para o arroz usei:
  • 250g de arroz de sushi
  • 350ml de água
  • uma colher de (chá) sal
  • cinco colheres de (sopa) vinagre de arroz "Saitaku"
~ ~ ~ ~ ~

Começa-se por preparar o arroz... No caso, eu segui as instruções da embalagem do arroz de sushi "Saitaku" e juntei num tacho 250g de arroz de sushi e 350ml de água. Levei ao lume até começar a ferver (sempre com o tacho fechado - não deves retirar o testo/tampa do tacho até estar pronto!). Reduz-se um pouco um lume/temperatura e deixa-se cozinhar durante 10 minutos... Depois desliga-se totalmente a placa/fogão e deixa-se repousar durante mais 15 minutos... Então, só no fim desse tempo poderás destapar o tacho e juntar o preparado de vinagre.

Para o preparado de vinagre leva-se ao lume um pequeno tacho com uma colher de (chá) sal e cinco colheres de (sopa) de vinagre de arroz "Saitaku" (que já contém açúcar, caso contrário também se poderia juntar 1~2 colheres de açúcar). Basta aquecer durante um minuto e depois juntar ao arroz, envolvendo.

Transfere o arroz para uma taça e reserva.

~ ~ ~ ~ ~

Para os "rolinhos de sushi" usei, além do arroz:
  • folhas de alga
  • salmão (sem pele e sem espinhas)
  • pepino
  • kiwi
  • manga
  • abacate
...Tudo cortado em "tiras finas".

~ ~ ~ ~ ~

Montagem: Começa por colocar uma folha de alga (parte brilhante virada para baixo) sobre uma esteira forrada com película aderente (preferencialmente) ou então, simplesmente sobre papel alumínio. Lava bem as mãos e molha os dedos para ires retirando arroz da taça e espalhares por toda a folha de alga numa fina camada, exceto "na parte superior da folha (deixa uma 'tira' com uns 2 centímetros sem arroz)". Na parte inferior da folha da alga, por cima do arroz já colocado, colocas (uma tira de) salmão (de um lado ao outro) e outros ingredientes a gosto. Então, depois, vais enrolando e pressionando a folha de alga com o recheio "uma volta" de cada vez até que fique tudo enrolado numa espécie de "tubo". Com uma faca afiada, corta-o nas porções desejadas (por exemplo, vais cortando sempre "ao meio" até obteres o tamanho de rolinhos de sushi pretendido). Acompanha com molho de soja (ou de wasabi, por exemplo).

~ ~ ~ ~ ~

Nota: Poderás sentir a necessidade de cortar a folha de alga, adaptando-a conforme ela for até perceberes qual o tamanho com que preferes trabalhar para obteres os rolinhos do tamanho que pretendas.


Bom apetite!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Powered by Blogger.