melhor do que um bolo de chocolate, só um bolo de chocolate recheado com caramelo - À Volta das Panelas!

melhor do que um bolo de chocolate, só um bolo de chocolate recheado com caramelo

Domingo é dia de receitas assim. Pode estar um dia de sol lá fora, mas a verdade é que estamos em pleno Inverno e não há nada melhor do que um bolo fofinho e cremoso acompanhado por um chá de limão e gengibre a escaldar. É esse o nosso programa para hoje. E para bolo escolhi uma fenomenal receita do indispensável livro Cake Perfection, da Martha Stewart.

É um bolo de chocolate fofinho recheado com um suave creme de caramelo e coberto por uma ganache de chocolate.

Para fazer esta maravilha só vai precisar de manteiga sem sal, cacau, farinha, açúcar, bicarbonato de sódio, fermento, sal, ovos, leitelho, água quente, óleo de girassol e extracto de baunilha. Para o recheio de caramelo, vai precisar de açúcar, xarope de milho, natas para bater, mais sal e mais manteiga. Para a cobertura de chocolate, separe mais cacau, água a ferver, mais manteiga, açúcar de confeiteiro, chocolate preto derretido e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

mile-high-salted-caramel-chocolate-cake-te-main-20

Comece por fazer o bolo misturando a farinha com o açúcar, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal. Aumente a velocidade da batedeira para o médio depois de acrescentar os ovos, o leitelho, a água morna, o óleo de girassol e o extracto de baunilha. Bata durante cerca de 3 minutos.

Divida a massa entre três formas redondas, com 23 cm de diâmetro, e previamente untadas, forradas com papel vegetal e novamente untadas antes de as polvilhar com cacau.

Leve ao forno, pré-aquecido 180º C, durante cerca de 35 minutos até as três camadas de bolo ficarem bem cozidas. Deixe arrefecer durante 15 minutos antes de desenformar.

Enquanto os bolos arrefecem totalmente, prepare o caramelo. Junte, numa panela, o açúcar com o xarope de milho e 60 ml de água e leve ao lume, no máximo, sem mexer. Ao fim de cerca de 14 minutos, a mistura deverá começar a escurecer. Retire do lume e misture as natas até ficar com um creme macio. Volte a colocar em lume forte, durante cerca de 2 minutos até atingir os 115º C. Misture a flor de sal e deixe arrefecer durante 15 minutos. Junte a manteiga, uma colher de sopa de cada vez, e deixe arrefecer completamente.

Para fazer a cobertura, misture numa taça o cacau com a água a ferver até dissolver. Noutra taça, bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro e o sal até clarear e ficar fofinho. Reduza a velocidade para o mínimo e acrescente primeiro a manteiga derretida e depois o chocolate. Bata e já está.

Corte cada bolo ao meio na horizontal de forma a ficar com seis camadas de bolo. Coloque as camadas num prato intercaladas pelo molho de caramelo. Leve ao frigorífico durante cerca de uma hora e sirva com a cobertura de chocolate por cima. A receita sugere levar o bolo novamente ao frigorífico durante mais meia hora para solidificar a cobertura, mas eu gosto dela mais cremosa, acabada de espalhar com um pouco de flor de sal por cima.

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que o caramelo esteja,

Ele

 

receita e foto: martha stewart

Powered by Blogger.