estudo científico: se interromper a sua dieta de duas em duas semanas, pode emagrecer mais 7 quilos - À Volta das Panelas!

estudo científico: se interromper a sua dieta de duas em duas semanas, pode emagrecer mais 7 quilos

Depois do jejum intermitente, chegou a dieta intermitente. Um grupo de cientistas chegou à conclusão de que não vale a pena mergulhar em meses e meses de dieta seguida. O segredo é fazer duas semanas de intervalo a cada duas semanas de dieta. Isso mesmo: quinzena sim, quinzena não. Ao fim de quatro meses, pode ter perdido mais 7,7 quilos do que se tivesse feito tudo seguido. E também vai emagrecer mais depressa.

As conclusões são de um estudo da Escola de Ciências Médicas da Universidade da Tasmânia, na Austrália, e acabaram de ser adoptadas nesta casa como se fossem a Torah para os judeus.

brooke-lark-HlNcigvUi4Q-unsplash.jpg

A justificação dada por Nuala Byrne, responsável pelo estudo, está num palavrão que pode ser traduzido por "termogénese adaptativa". No fundo, é a capacidade que o seu corpo tem de sobreviver quando sente uma ameaça de fome. Ao perceber que existe uma redução abrupta de "ingestão de energia", o organismo reduz o metabolismo de forma a manter as gorduras e nutrientes fundamentais para a sua sobrevivência. Basicamente, o seu corpo continua a engordar durante mais tempo para sobreviver.

O que a interrupção da dieta faz é que essa mensagem não passe para o organismo e ele se mantenha a queimar gorduras e calorias à veloicdade normal. 

A equipa de investigadores comparou dois grupos de pessoas a seguirem a mesma dieta: um grupo fez dieta ininterrupta ao longo de 16 semanas, o outro fez uma dieta intermitente – duas semanas de dieta, duas semanas de pausa. No final, o grupo da dieta intermitente tinha amegrecido mais rapidamente do que o outro e também tinha emagrecido mais: em média mais 7,7 quilos do que aqueles que fizeram uma dieta seguida.

brooke-lark-jUPOXXRNdcA-unsplash.jpg

A professora responsável pelo estudo alerta para que interrupções maiores ou mais pequenas possam não resultar. No entanto, no livro Starve Mode: Explaining & Resetting Metabolic Problems That Can Come From Dieting, a autora Leigh Peele publica uma tabela com as interrupções ideais para diferentes períodos de dieta. Por exemplo, se fizer ciclios de 60 a 80 dias seguidos de dieta, deverá interromper durante períodos de 14 a 18 dias.

Eu cá prefiro seguir o conselho dos cientistas australianos: a cada duas semanas de dieta, duas semanas de desforra.

 

Uma óptima dieta para si onde quer que as pausas estejam,

Ele

 

fotos: brooke lark/unsplash

Powered by Blogger.