Skip to main content

vídeo: o nosso tiramisù preferido para o natal demora 10 minutos a preparar

DSC03034 2.jpg

Há três coisas obrigatórias no Natal cá em casa: a árvore, o presépio e o tiramisù. Um Natal sem tiramisù é como um presente sem embrulho. Não fica bem. Todos os anos, eu junto as melhores receitas de tiramisù que provei para escolher qual vou fazer para a noite de Natal. E este ano a eleita é a receita de tiramisù que publicámos no nosso último livro.

frame 2.jpg

Leva uma cremosa combinação de ricotta e mascarpone, leva o nosso típico e português Vinho do Porto e leva ainda o café caseiro feito no momento com água da torneira. E foi por isso que resolvemos juntar-nos à EPAL para gravar este doce divinal em vídeo. Desde o ano passado que temos uma parceria com a EPAL para promovermos a utilização de água da torneira nas suas receitas. Além de ser mais sustentável e amigo do ambiente, é também muito mais prático e económico.

E este tiramisù que se prepara em dez minutos é só o último exemplo de uma receita deliciosa para fazer em casa com água da torneira.

 

 

Ingredientes

Para 12 pessoas

  • 200 ml de natas gordas
  • 100 g de chocolate preto com 70% de cacau
  • 100 g de palitos de La Reine
  • 150 ml de água da torneira
  • Café q.b. para fazer com a água
  • 50 ml de Vinho do Porto
  • 500 g de queijo ricotta
  • 250 g de queijo mascarpone
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 clementina

Aqueça as natas em lume médio. Quando levantar fervura, acrescente uma pitada de flor de sal e o chocolate partido em pedaços. Mexa bem até o chocolate derreter e ficar com um creme espesso. Retire do lume e deixe de parte enquanto prepara o resto.

E o que é o resto? É só fazer uma cama com os palitos de La Reine num prato fundo. Prepare o café caseiro, misturando-o com a água da torneira a ferver, coloque açúcar a gosto e regue os palitos com o café doce e com o Vinho do Porto.

A seguir, espalhe a ganache de chocolate que preparou no início. Para finalizar, bata o ricotta com o mascarpone, o extrato de baunilha e o mel até ficar quase com uma espuma de tão fofinha.

Cubra tudo com esta espuma e está pronto. Coloque no frigorífico, pelo menos, durante duas horas antes de servir. No momento de levar para a mesa, salpique o topo com raspas de chocolate e de casca de clementina.

DSC03043 2.jpg

Eu não disse que era fácil? 

 

Um óptimo tiramisù para si onde quer que a trabalheira na cozinha esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal misterio

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com