Skip to main content

isto, sim, é um verdadeiro pão de queijo!

Não é um pãozinho, é um verdadeiro pão alentejano recheado com um queijo brie derretido e que ainda vai a tostar no forno para ficar com o miolo quentinho e a côdea estaladiça. Parece-lhe uma boa ideia? Então espere para saber que ainda leva um pouco de queijo mozzarella ralado para não haver dúvidas de que vai deixar o seu prato coberto de queijo derretido.

A genial ideia é do espectacular site Delish e já entrou directa para a secção de entradas do nosso jantar de Natal 2021. Tudo o que vai precisar é de um pão alentejano, um queijo brie que caiba inteiro dentro do pão (se não encontrar um queijo brie pequeno, use um queijo camembert), alho em pó, azeite, italian seasoning (uma mistura de orégãos, alecrim, manjericão e tomilho secos) e queijo mozzarella ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

gallery-1509487984-delish-bloomin-brie-bread-pinte

 

Comece por misturar, numa taça pequena, o azeite, o alho em pó e o italian seasoning. Abra uma tampa no pão e retire o miolo do interior, criando espaço para o queijo. Pincele o interior do pão com a mistura de azeite e faça alguns golpes verticais a toda a volta da côdea, sem chegar à base, para ser mais fácil ir retirando pedaços quando estiver pronto.

Espalhe metade do mozzarella ralado pelo fundo do buraco que criou no miolo. Coloque o brie ou o camembert por cima. Corte uma tampa no topo do queijo, retirando-a para fora, e espalhe o resto do mozzarella por cima do brie. Cubra com a tampa de côdea do pão e leve ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante cerca de 20 minutos.

Sirva logo, bem quente, e deixe os seus convidados retirarem os pedaços de pão embebidos no queijo derretido.

 

Um óptimo queijo para si onde quer que o pão esteja,

Ele

 

receita e foto: delish

Comments

Popular posts from this blog

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.