esqueça aquele tronco de natal maçudo que deixa toda a gente embuchada! este é leve, molhadinho e tem recheio de tiramisù - À Volta das Panelas!

esqueça aquele tronco de natal maçudo que deixa toda a gente embuchada! este é leve, molhadinho e tem recheio de tiramisù

IMG-4798.jpg

Desde que descobrimos esta receita no ano passado que a fazemos em todas as nossas noites de Natal. Sim, eu sei, oficialmente só há uma noite de Natal por ano, mas cá em casa não é assim. Celebrámos o Natal no dia 24 de Dezembro, mas também o celebrámos quando acabou o confinamento, quando um dos nossos filhos entrou na faculdade, quando fomos vacinados, quando outro dos nossos filhos saiu da faculdade e até quando lançámos o nosso último livro – onde, é claro, tinha de estar esta receita. Este ano, tivemos pelo menos umas cinco festas de Natal. E em todas elas estava lá o nosso tronco de Natal favorito.

Com uma textura leve como uma nuvem e um recheio macio como uma mousse, este tronco de Natal é absolutamente irresistível. E não é assim tão difícil de fazer. Por isso, corra para o supermercado mais próximo à mesma velocidade a que correu ontem para fugir das chuvadas porque esta maravilha tem de estar amanhã em cima da sua mesa de Natal. Nós vamos fazer dois: um para comemorar o Natal, outro para celebrar a 2ª edição do nosso novo livro – é verdade a 1ª edição já lá vai!

CAPA-3D-CM2.jpeg

Ingredientes 

Para 8 pessoas 

Para o recheio de tiramisù 

  • 3 gemas de ovo 
  • 2 colheres de sopa de rum velho 
  • 50 g de açúcar 
  • 225 g de queijo mascarpone 
  • 180 ml de natas para bater 

Para o tronco 

  • Spray de cozinha para untar 
  • 25 g de cacau em pó 
  • Açúcar de confeiteiro q. b. 
  • 40 g de farinha 
  • 115 g de chocolate semiamargo picado 
  • 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva 
  • 1⁄2 colher de chá de extrato de baunilha 
  • 6 ovos 
  • 1 colher de sopa de rum velho 
  • 1⁄2 colher de chá de sal 
  • 135 g de açúcar 
  • Cacau em pó e raspas de chocolate, para decorar 

 

Comece por fazer o recheio de tiramisù: aqueça as gemas de ovo, o rum e o açúcar em banho-maria e vá mexendo, durante 5 a 8 minutos, até triplicar de volume. Retire a taça do lume e junte o queijo mascarpone, batendo bem, até obter uma mistura homogénea. 

Noutra taça, bata as natas até ficarem com a consistência de chantilly. Espere que a mistura das gemas com o mascarpone arrefeça ligeiramente, antes de envolver metade das natas. Misture com cuidado e depois acrescente o resto das natas. Mexa e tape. Guarde o recheio no frigorífico durante pelo menos 4 horas ou, se preferir, durante a noite. 

Prepare agora o tronco de chocolate: pré-aqueça o forno a 190° C. Espalhe spray de cozinha num tabuleiro de forno e forre-o com uma folha de papel vegetal, deixando as pontas ligeiramente de fora. Espalhe novamente spray de cozinha. 

Estenda um pano de cozinha limpo na bancada e espalhe por cima o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó (cerca de uma colher de sopa de cada um) através de um passador. 

Misture, numa taça pequena, o resto do cacau em pó e a farinha. 

Entretanto, junte numa taça o chocolate, o óleo de grainha de uva, o extrato de baunilha e o rum. Leve ao micro-ondas durante 15 segundos, mexa e volte a colocar no micro-ondas durante mais 15 segundos e assim sucessivamente, mexendo sempre nos intervalos, até o chocolate derreter completamente. Reserve para deixar arrefecer ligeiramente. 

Bata as claras em castelo juntamente com o sal, adicionando lentamente cerca de 70 g de açúcar. 

Noutra taça, bata as gemas dos ovos com o resto do açúcar até ficarem esbranquiçadas e macias e duplicarem de tamanho. Junte a mistura de chocolate arrefecida e mexa bem até obter um creme homogéneo. 

Envolva agora a mistura de chocolate com as claras em castelo. Finalmente, adicione a mistura da farinha com o cacau e mexa. 

Espalhe a massa que obteve no tabuleiro que preparou e alise o topo para criar uma única camada. Leve ao forno durante 10 a 12 minutos. Retire e deixe arrefecer durante 1 a 2 minutos.

24_TortedeChocolateeTiramisu_4809_AR.jpg

Passe uma faca à volta do tabuleiro para ajudar a libertar o bolo de chocolate. Vire o bolo e coloque-o sobre o pano de cozinha revestido com cacau e açúcar de confeiteiro. 

Retire o papel vegetal e, começando numa das pontas do pano com a ponta mais estreita do bolo, enrole o bolo e o pano juntos até formar um rolo. Deixe o bolo arrefecer assim durante 20 minutos até ficar morno. 

Desenrole com cuidado e espalhe o recheio de tiramisù arrefecido no meio do bolo, deixando cerca de 2,5 cm de margem nas pontas. 

Enrole novamente o bolo, formando um tronco. Embrulhe-a em película aderente, selando bem as pontas. Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. 

Antes de servir, espalhe por cima do tronco um pouco de recheio de tiramisù que tenha sobrado. Decore com cacau em pó e raspas de chocolate. 

Corte em fatias e está pronta para arrasar neste Natal! 

 

Um óptimo tronco de Natal para si onde quer que o tiramisù esteja,

Ele

 

fotos: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida 

 

CAPA-3D-CM2.jpeg

101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
Preço: €19,90 €17,91
À venda aqui
Powered by Blogger.