creme de abóbora com nozes pecan, uma receita para impressionar toda a família - À Volta das Panelas!

creme de abóbora com nozes pecan, uma receita para impressionar toda a família

Já estou a imaginar aquele momento em que entro na sala com uma abóbora gigante na mão e coloco-a com um ar triunfal no centro da mesa. Vai ser de arrasar. Esta receita do blog Half Baked Harvest é absolutamente irresistível e inacreditavelmente espetacular. Faz uma vistaça. E não pense que é muito difícil, porque não é.

Ao todo precisa de 40 minutos do seu tempo e dos seguintes ingredientes: xarope de ácer, um pau de canela e canela em pó, puré de abóbora, caldo de galinha ou de legumes, tomilho fresco picado, noz-moscada, pimenta caiena, sal e pimenta, whisky bourbon (opcional), natas, manteiga, nozes pecan, presunto (opcional), 2 fatias de pão alentejano e folhas de salva picadas. Depois vai precisar de 6 mini abóboras, azeite virgem extra, sal e pimenta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Cream-of-Pumpkin-Soup-with-Maple-Pecans-1.jpg

 

Coloque 120 ml de xarope de ácer e o pau de canela numa panela grande. Ferva e depois reduza para lume brando. Deixe cozinhar durante mais 5 a 10 minutos ou até o xarope de ácer engrossar. Acrescente gradualmente o puré de abóbora. Junte o caldo, o tomilho, a noz-moscada, a pimenta caiena e uma pitada de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume médio, durante cerca de 10 minutos, até ficar quente. Nessa altura, junte o whisky, se for usar, e 120 ml de natas. Continue a cozinhar durante mais 5 minutos. Acrescente o resto das natas, se preferir uma sopa mais cremosa. Se a sopa ficar demasiado espessa, adicione um pouco mais de caldo. Mantenha em lume brando até à altura de servir. Retire o pau de canela.

Enquanto isso, trate das nozes pecan. Aqueça uma frigideira grande em lume médio. Adicione as nozes pecan, duas colheres de sopa de xarope de ácer, duas colheres de sopa de manteiga e uma pitada de canela. Deixe tostar, mexendo várias vezes, durante 5 a 8 minutos, até as nozes pecan ficarem douradas. Transfira as nozes pecan para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixe-as arrefecer e pique-as, a seguir.

Na mesma frigideira, frite as fatias de presunto até ficarem crocantes. Retire-as da frigideira e deixe-as arrefecer. Depois, coloque-as no liquidificador juntamente com o pão. Pique tudo até obter uma espécie de crumble de pão com presunto.

Acrescente as duas colheres de sopa de manteiga que sobraram à frigideira. Deixe a manteiga derreter durante cerca de 2 minutos até começar a tostar. Junte o pão triturado com o presunto e as folhas de salva. Toste durante cerca de 5 minutos ou até o pão começar a ficar dourado. Tempere com sal e pimenta.

Divida a sopa pelas abóboras tostadas (já lhe explico como se fazem) e decore com as nozes pecan, o pão tostado e as folhas de salva.

Para fazer as “taças” de abóbora, pré-aqueça o forno a 220º C.

Retire o topo das abóboras e as sementes do seu interior. Esfregue o interior das abóboras com o azeite, sal e pimenta e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao forno durante 20 a 30 minutos e sirva quentes com a sopa servida no interior.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

Powered by Blogger.