coq au vin (branco), a receita que vai animar o seu início de semana - À Volta das Panelas!

coq au vin (branco), a receita que vai animar o seu início de semana

Esta receita do blog Vikalinka consegue misturar frango com pancetta, com cogumelos, com natas, com vinho branco, enfim… é uma maravilha. É a receita que todos precisamos para ganhar forças para começar mais uma semana. E uma lição de como transformar uns simples peitos de frango numa receita deslumbrante.

Só precisa de ter em casa azeite, uma cebola picada, 4 a 5 tiras de pancetta picadas (também pode usar bacon), alho cortado em fatias fininhas, coxas ou pernas de frango, cogumelos cremini, vinho branco seco, natas, sal e pimenta, e salsa picada.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

coq-au-chardonnay-7-Edit.jpg

 

Cozinhe a pancetta ou o bacon com uma colher de sopa de azeite. Se o bacon for muito gorduroso, não use azeite. Retire a pancetta ou o bacon para um prato forrado com uma folha de papel de cozinha.

Tempere as coxas ou as pernas de frango com sal e pimenta e aqueça-as em lume médio alto na gordura da pancetta ou do bacon. Transfira para o mesmo prato forrado com uma folha de papel de cozinha.

Cozinhe agora a cebola picada, em lume brando, durante 5 a 7 minutos. Adicione o alho quando a cebola estiver macia e deixe cozinhar durante mais um minuto. Retire a cebola e o alho para o mesmo prato onde colocou o frango e a pancetta.

Junte os cogumelos à frigideira e deixe cozinhar durante 3 a 5 minutos em lume médio alto.

Volte a colocar o frango, a cebola, o alho e a pancetta na frigideira, espalhe por cima o vinho e deixe ferver. Depois reduza para lume brando e deixe a apurar durante 40 minutos.

Adicione as natas e deixe ferver durante mais 10 minutos.

Decore com a sala picada antes de servir.

Acompanhe com arroz branco, uma salada e umas fatias de pão para molhar nesta deliciosa molhenga.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: vikalinka

Powered by Blogger.