Skip to main content

como fazer o merengue de limão mais fácil de sempre, segundo o melhor livro de receitas do ano

28_MerenguedeLimao_0326_AR.jpg

É o nosso momento Ego José Sócrates do ano. Não ao ponto de nos convencermos de que salvámos Portugal e por isso temos dinheiro para ter uma mansão no centro de Paris, mas um pequeno ataque de modéstia que nos leva a acreditar que ninguém pode cozinhar em 2022 sem o nosso último livro ao lado do fogão. Pelo menos cozinhar para brilhar sem ter de trabalhar.

Nesta verdadeira enciclopédia da baba vai encontrar as mais fáceis e deliciosas receitas para fazer em casa. E para a sobremesa não pode deixar de experimentar este facílimo merengue de limão. Tão fácil que conseguimos ensinar a fazer num vídeo de pouco mais de um minuto.

 

 

Ingredientes

Para 5 a 6 pessoas

Para o Lemon Curd

  • 85 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 150 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 5 gemas de ovo (guarde 4 das claras para o merengue)
  • 180 ml de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de limão

Para o merengue 

  • 4 claras de ovo (podem ser as claras das gemas que usar no lemon curd)
  • 150 g de açúcar 
  • 1 pitada de cremor tártaro
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 4 a 5 bolachas digestivas esmagadas

DSC03079.jpg

O creme de limão (ou lemon curd) é a primeira coisa a preparar. Misture numa taça, com uma vareta, o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente, durante cerca de 2 minutos, até começar a clarear. Junte-lhes progressivamente os ovos, enquanto continua a misturar, cinco gemas, o sumo e as raspas de limão. Deite tudo para dentro de uma panela, em lume brando, e vá mexendo durante 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer. 

A segunda etapa é fazer o merengue. Misture todos os ingredientes à mão (exceto as bolachas), com uma vareta, numa taça que aguente o calor só para ficarem bem ligados. Depois, coloque a taça em cima de uma panela com água a ferver e continue a mexer, em banho-maria, durante 3 a 5 minutos. Quando as claras estiverem quentes e o açúcar derretido, bata-as em castelo, com uma batedeira elétrica.

Sirva em copos ou em frascos, com as bolachas esmagadas na base e camadas alternadas de lemon curd e de merengue. Termine com o merengue no topo e queime-o com um maçarico.

DSC03068.jpg

Até o Pai Natal se vai babar com esta delícia.

 

Um óptimo merengue para si onde quer que o nosso novo livro esteja (em todas as livrarias, claro!),

Ele

 

fotos: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida e casal mistério

vídeo: casal mistério

 

CAPA-3D-CM2.jpeg

101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
Preço: €19,90 €17,91
À venda aqui
 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco