cheesecake de caramelo salgado? Ai, meu deus, agarrem-me que não vou resistir! - À Volta das Panelas!

cheesecake de caramelo salgado? Ai, meu deus, agarrem-me que não vou resistir!

Esta época é um calvário para pessoas que estão sempre em dieta como eu. Este blog é provavelmente o pior inimigo da minha dieta. Ando eu à procura de receitas diferentes, originais e deliciosas para o Natal, e só me deparo com tentações como esta, do blog In the Midnight Kitchen. Cremoso e macio, este cheesecake é um pecado irresistível. Eu já adoro cheesecakes, mas com este molho de caramelo, então… Oh, meu Deus! Vou já chamar o meu querido Marido Mistério para ele vestir o avental e ir para a cozinha.

Ele vai precisar de bolachas digestivas, manteiga derretida e açúcar para a base. Para o cheesecake, vai precisar de queijo creme, 3 ovos mais uma gema de ovo, açúcar, extrato de baunilha, iogurte e natas batidas. Para o molho de caramelo, precisa de mais açúcar, manteiga com sal, natas e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

DSC06130-1.jpg

 

Comece por fazer a base: pré-aqueça o forno a 160º C.

Forre uma forma de tarte com uma folha de papel vegetal.

Triture as bolachas digestivas no liquidificador, durante 5 a 8 segundos, até obter uma espécie de crumble. Junte a manteiga derretida e o açúcar e volte a misturar no liquidificador.

Se não estiver pegajoso o suficiente, acrescente mais 2 colheres de sopa de manteiga derretida.

Pressione a base contra o fundo e os lados da forma, usando a base de um copo para garantir que fica uniforme. Leve ao forno durante 7 minutos e retire do forno.

Faça agora o molho de caramelo salgado: coloque o açúcar numa panela média em lume médio alto.

Não toque no açúcar com uma colher de pau, espalhe-o agitando a panela.

Quando o açúcar começar a ficar acastanhado, agite e rode a panela para não deixar queimar. Se houver partes do açúcar que tenham mais dificuldade em dissolver, nesse caso ajude com a colher de pau. Deixe ao lume durante 10 a 15 minutos.

Quando o açúcar estiver praticamente todo derretido, reduza para lume brando. Acrescente a manteiga. Se começar a borbulhar é bom sinal, se não começar a borbulhar, aumente o lume. Misture com uma colher de pau até a manteiga derreter completamente. A seguir, junte o sal e as natas e continue a mexer. Vai continuar a borbulhar, é bom sinal. Quando obtiver um creme homogéneo, reserve e faça o cheesecake.

Bata o queijo creme na batedeira durante cerca de 3 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, e raspe os lados da batedeira à medida que vai acrescentando os ovos. Adicione o açúcar e bata durante mais 5 minutos. Acrescente a baunilha, o iogurte e as natas. Misture durante 5 minutos.

Transfira para a forma que preparou, alise o topo e leve ao forno a 180º C durante 50 a 60 minutos. Nessa altura, desligue o forno e deixe o cheesecake no seu interior com a porta ligeiramente aberta, durante mais 30 minutos.

Antes de servir, volte a aquecer o molho de caramelo salgado e espalhe por cima do cheesecake. Corte em fatias e sirva logo. Não se esqueça que o molho de caramelo endurece ao fim de algum tempo, por isso, se preferir, despeje só por cima da fatia que vai servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: in the midnight kitchen

 

Powered by Blogger.