Skip to main content

6 dicas para fazer um detox depois do natal

Está mais cheio do que o peru que comeu ontem? As suas calças já não fecham? Ainda sente os litros de álcool a deambularem no estômago? Não se preocupe. Não está sozinho nem sozinha. Somos muitos. Está na hora de limpar o seu organismo dos excessos dos últimos dias e fazer um detox. É fundamental. A ideia não é emagrecer de um dia para o outro, mas é limpar o seu corpo, aumentar os seus níveis de energia e sentir-se bem. Aqui ficam algumas dicas de nutricionistas e especialistas.

anna-pelzer-IGfIGP5ONV0-unsplash.jpg

 

1. Evite alimentos processados

Durante o dia de hoje evite pratos com muita gordura saturada e fritos, bem como charcutaria, queijos, carne vermelha, cereais refinados, lacticínios, café e produtos com açúcar. Ah, claro, e bebidas alcoólicas. Vá lá, não revire os olhos. É só hoje. Para a semana, temos o fim do ano.

2. Hidrate o seu corpo 

Nunca se esqueça de que os líquidos são os nossos melhores amigos depois de vários dias de excessos. Beba muita água, chás antioxidantes, como o chá verde por exemplo, e já sabe que água morna com limão e gengibre de manhã é meio caminho andado para uma boa recuperação. Caldos e smoothies de legumes também são uma excelente solução.

drew-jemmett-qEcWgrTG578-unsplash.jpg

3. Opte por alimentos recheados de proteínas 

Já experimentou uma omelete de claras, por exemplo? Eu já comi várias vezes ao pequeno-almoço e é bastante agradável. É saciante e faz muito bem à sua saúde. Fuja das gemas que são demasiado gordurosas. Legumes, frango grelhado sem molho e arroz branco também ajudam a saciar. Ok, pode usar um bocadinho de molho de soja e gengibre para dar um saborzinho… Se lhe apetecer lanchar, opte por um iogurte natural que é rico em probióticos e ajuda ao funcionamento do sistema digestivo. Se ingerir uma boa quantidade de proteínas está a ajudar o seu fígado a limpar o organismo ao mesmo tempo que reforça a sua massa muscular.

caroline-attwood-TIl8Ow2ghSg-unsplash.jpg

4. Coma muitas fibras e vitamina C 

As fibras são fundamentais para manter uma alimentação equilibrada e, nestas alturas de detox, têm inúmeras vantagens: além de combaterem a prisão de ventre e aumentarem os níveis de saciedade, ajudam a eliminar as toxinas do intestino. E onde as encontra? Nas frutas, nos legumes, nos cereais, nos frutos secos e nas sementes. A vitamina C é vital para limpar o organismo e ajudar o fígado a fazer o seu trabalho. Além disso, é rica em antioxidantes, ajuda a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combate os radicais livres. Encontra-a na laranja, no limão, nos morangos, em muitas frutas e alguns legumes.

naveed-pervaiz-IlnF2g_3tpY-unsplash.jpg

5. Faça desporto 

Eu sei. Ninguém merece a seguir ao Natal. Mas se até eu vou praticar desporto hoje, qualquer pessoa consegue. Se estiver mesmo KO, vá dar um passeio a pé, caminhe junto ao mar ou no campo, ou dê a volta ao quarteirão. Desde que saia do sofá e se mexa, já é meio caminho andado. Ou então arrume a casa. A nossa, depois do Natal, fica virada do avesso.

6. Durma bem 

Toda a gente sabe que dormir faz bem à saúde: física e mental. Graças a Deus, durmo muito bem, diz o meu querido Marido Mistério que durmo bem demais, que nem uma pedra. Já ele, acorda com uma formiga no quarto. Já lhe expliquei que dormir pouco dá mais fome, tem um impacto negativo nos níveis hormonais, provocando o aumento de peso e desacelera o metabolismo. Além disso, uma boa noite de sono reduz o stress, melhora o seu humor, estimula o raciocínio, ativa a sua memória, reduz o apetite e rejuvenesce a pele.

Bem, vou ali dormir uma sesta e já venho!

 

Bom detox para si, e para mim,

Ela

 

fotos: Anna Pelzer/Unsplash; Caroline Attwood/Unsplash; Brooke Lark/Unsplash;Naveed Pervaiz/Unsplash

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com