queijo feta panado com molho de mel, a melhor receita para um jantar de última hora - À Volta das Panelas!

queijo feta panado com molho de mel, a melhor receita para um jantar de última hora

23_QueijoFetacomMel_5376_AR.jpg

É daquelas receitas que dão a ideia de que passou as últimas quatro horas e meia na cozinha, mas no fundo fica pronta em apenas 10 minutos. É por isso que esta receita é uma das preferidas da minha querida Mulher Mistério: não dá trabalho, mas impressiona. E, para acabar em beleza, não engorda: cada dose tem apenas 151 calorias.

É claro que, com tanta notícia boa, esta pequena maravilha do mundo da culinária não podia ficar de fora do nosso último livro 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida. Tudo o que precisa de fazer é ir até à página 165 do livro, passar por todas as outras 100 divinais receitas que temos, e deliciar-se com este bloco de queijo crocante por fora e cremoso por dentro.

Mas, para não ficar aí a babar enquanto não consegue ir à livraria mais próxima, o melhor é ver a receita em baixo. E imaginar o que pode fazer do seu Natal se cozinhar algumas das outras receitas que temos lá. No fundo, com este livro a inspirar-nos, é o adeusinho definitivo ao bacalhau de Natal da sogra.

CAPA-3D-CM2.jpeg

 

Ingredientes 

Para 6 a 8 pessoas

Para o molho

  • 85 g de mel
  • 1⁄2 a 1 colher de chá de pimenta-preta
  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho fresco

Para o queijo

  • 1 bloco de queijo feta com cerca de 300 g
  • 1 ovo batido
  • 20 g de pão ralado panko
  • 5 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • 2 colheres de sopa de raspas de um limão cortadas fininhas
  • 150 g de tomate-cereja
  • 6 g de manjericão fresco
  • Flor de sal q. b.
  • Tostas ou pão pita q. b. para acompanhar

 

Comece por fazer o molho de mel, misturando todos os ingredientes. Também pode acrescentar uma pitada de  pimenta-de-caiena se gostar de picante. Guarde de parte.

Agora trate do queijo. Bata o ovo numa taça larga. Coloque o pão ralado panko numa outra taça. Mergulhe o queijo feta no ovo, virando-o para o revestir totalmente, e retire o excesso. Passe o queijo feta pelo panko, virando-o também de forma a ficar revestido deste pão ralado japonês ultra leve e estaladiço.

Aqueça três colheres de sopa de azeite numa frigideira média em lume médio. Quando o azeite começar a ferver, junte as raspas de limão e deixe cozinhar durante 30 segundos a 1 minuto até fritarem. Retire-as do lume e reserve. Coloque agora o queijo feta na mesma frigideira e cozinhe durante 2 a 3 minutos de cada lado, até ficar com um tom dourado.

Transfira o queijo feta para a travessa onde o vai servir. Entretanto, misture numa taça o tomate-cereja, duas colheres de sopa de azeite, o manjericão fresco e uma pitada de flor de sal.

Sirva o queijo feta quente com o molho de mel por cima, decorado com as raspas de limão fritas e o tomate-cereja.

Acompanhe com tostas de pão alentejano ou com pão pita.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o nosso livro esteja (esperamos que na sua estante...),

Ele 

 

fotos: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida

 

CAPA-3D-CM2.jpeg

101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
Preço: €19,90 €17,91
À venda aqui
 
Powered by Blogger.