Skip to main content

o segredo do chef heston blumenthal para fazer as melhores batatas assadas no forno

O Natal está aí a chegar e as batatas assadas estão para o nosso peru tal como as contas de última hora estão para o Fernando Santos: não vivem um sem o outro.

É por isso que precisamos de encontrar a melhor receita de batatas assadas que pode existir. E, quando falamos de melhor, temos de falar de Heston Blumenthal, o famosíssimo chef do Fat Duck que foi, durante anos, o melhor restaurante do mundo.

Criador de algumas das mais elaboradas receitas da cozinha internacional, Blumenthal consegue também ter soluções simples e criativas que transformam um prato banal numa obra prima da culinária. E é isso que acontece com as suas batatas assadas no forno. Por fora ficam totalmente estaladiças e por dentro são quase um puré. O segredo está no que deve fazer antes.

Roast-potatoes.jpeg

 

Comece por descascar 1,5 kg de batatas para seis pessoas. Corte-as em quartos e coloque num passador, por baixo de água fria a correr, durante cerca de 5 minutos. Isto vai eliminar o excesso de amido e impedir as batatas de queimarem.

Seque as batatas e coloque-as numa panela, com água fria, em lume forte, juntamente com uma cabeça de alho esmagada e dois ramos de alecrim. Depois de levantar fervura, coza durante 25 a 30 minutos até ficarem quase a desfazer-se.

Escorra as batatas com cuidado para não se desfazerem (a ideia é que estejam muito moles mas intactas) e deixe-as a arrefecer num passador sem as sobrepor.

Quando estiverem frias, derreta um bom pedaço de gordura de pato, num tabuleiro grande, no forno pré-aquecido a 180º C (se não tiver gordura de pato, também pode usar azeite). É importante que a gordura que usar fique numa camada com meio centímetro de altura.

Coloque as batatas por cima do tabuleiro quente e envolva-as bem na gordura. Leve ao forno durante cerca de uma hora e meia, virando-as a cada 20 minutos. Quando as batatas estiverem bem douradas e estaladiças por fora, retire-as para cima de papel de cozinha de forma a absorver o excesso de gordura. Tempere com flor de sal e sirva.

Se gostar, pode assá-las no forno com mais uns ramos de alecrim e uns dentes de alho esmagados para lhes dar mais sabor.

 

Umas óptimas batatas para si onde quer que o Heston Blumenthal esteja,

Ele

 

receita: heston blumenthal; foto: mirror

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com