o cheesecake queimado basco que se tornou viral durante a pandemia e um vício cá em casa - À Volta das Panelas!

o cheesecake queimado basco que se tornou viral durante a pandemia e um vício cá em casa

Durante os vários confinamentos no ano passado, de março a julho, os vídeos do You Tube com esta receita aumentaram as visualizações diárias em 60% em comparação com os meses anteriores. Este cheesecake nasceu na cozinha de um pequeno bar de pintxos em San Sebastián há mais de 30 anos. O génio que inventou esta maravilha chama-se Santiago Rivera e é o atual proprietário do La Viña, o restaurante fundado pelos seus pais e tios. É fácil de perceber a diferença para o cheesecake típico americano: não tem base, tem o topo queimado e é menos doce.

O sucesso da receita foi tal que vinham pessoas de todo o país para provar o famoso cheesecake basco e, claro, rapidamente chegou às redes sociais. O The New York Times considerou-o o bolo de anos por excelência em 2021. Se pesquisar #basqueburntcheesecake no TikTok ou no Instagram, vai encontrar inúmeras versões desta delícia. Esta é do ótimo blog Half Baked Harvest que acrescentou raspas de limão e extrato de baunilha à receita original. E sabe que mais? Cada fatia desta maravilha só tem 219 calorias. Não é propriamente o fim do mundo. Podia ser muito pior.

Só precisa de ter em casa queijo creme, açúcar, raspas de limão, ovos, natas, extrato de baunilha, farinha e sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

Simple-Lemon-Sugar-Burnt-Basque-Cheesecake-1.jpg

 

Coloque a prateleira que vai usar no centro do forno.

Pré-aqueça o forno a 200º C e unte com manteiga uma forma de bolo. Forre-a com uma folha de papel vegetal, cobrindo a base e os lados da forma.

Misture numa batedeira o queijo creme, ¾ do açúcar e uma colher de sopa das raspas de limão, na velocidade média, durante cerca de 2 minutos, raspando a taça da batedeira até obter um creme macio. Junte os ovos, um de cada vez, até ficarem bem envolvidos na massa. Reduza para a velocidade média baixa e adicione as natas e o extrato de baunilha. Bata novamente durante 30 segundos até obter um creme homogéneo. Peneire a farinha e o sal para a massa e volte a bater durante mais 30 segundos.

Transfira a massa para a forma que preparou.

Numa taça à parte, misture 3 colheres de sopa de açúcar e uma colher de sopa de raspas de limão. Espalhe metade desta mistura por cima do bolo e reserve a outra metade para o momento em que for servir.

Leve ao forno durante 50 a 55 minutos até ficar com um tom dourado e acastanhado no topo. Deixe arrefecer durante 5 minutos e retire o cheesecake da forma.

Deixe arrefecer completamente antes de decorar com o resto da mistura do açúcar com as raspas de limão e cortar em fatias.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.