Skip to main content

muffins de coco e mirtilos, uma receita vegan para ir trincando ao longo do dia

Há lá melhor do que, a meio da manhã ou da tarde, fazermos uma pausa ao estilo daquele anúncio da Coca-Cola Light dos anos 90, em que às 16h30, o escritório parava para ver as vistas (para o mais novos ou mais esquecidos, o anúncio está aqui)? E se a acompanhar a paisagem, tivesse estes espetaculares muffins de coco e mirtilos ao seu lado para ir petiscando com uma bela chávena de café? Garanto-lhe que estaria perto do paraíso.

Esta receita é do blog Cupful of Kale e, além de deliciosa e vegan, é muito fácil de fazer. Só precisa de 40 minutos do seu tempo e dos seguintes ingredientes: manteiga vegan, açúcar mascavado, 2 colheres de sopa de sementes de linhaça misturadas com 5 colheres de sopa de água (para substituir os ovos), iogurte de coco, leite de amêndoa (pode também usar de aveia ou de coco), sumo de limão, essência de baunilha, farinha, fermento, bicarbonato de sódio, coco desidratado e mirtilos. Para os toppings, que são opcionais, reserve mais mirtilos e iogurte de coco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 muffins, espreite aqui a receita original.

4ea489445c5b485bca0551fef238165b.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Numa taça grande misture a manteiga e o açúcar até obter uma consistência leve e fofinha.

A seguir, acrescente a mistura das sementes de linhaça com a água, o iogurte de coco, o leite vegetal, o sumo de limão, a baunilha e mexa.

Peneire a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio.

Junte os ingredientes secos aos ingredientes líquidos e adicione o coco desidratado e os mirtilos.

Divida a mistura que obteve por 6 formas de muffin.

Leve ao forno durante 25 minutos ou até conseguir retirar um palito limpo do centro dos muffins.

Deixe-os arrefecer durante 5 a 10 minutos antes de os retirar das formas.

Sirva com uma colher de iogurte de coco e mirtilos por cima.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: cupful of kale

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com