Skip to main content

estas tartes de cogumelos, queijo e ovo são o brunch ideal para este fim de semana

Têm este aspeto mas são facílimas de fazer. Só de imaginar o queijo derretido a misturar-se com as gemas dos ovos e o creme de cogumelos, a minha pulsação fica tão descontrolada como o coração da uma das nossas filhas adolescentes cada vez que vê um filme com o Timothée Chalamet. Cada coração pulsa pelo que mais anseia. E o meu está em taquicardia até provar esta delícia do blog Gluten Free Stories que o meu querido Marido Mistério vai fazer este fim de semana.

Só precisamos de ter em casa massa de tarte, azeite, queijo creme, ceboletes picados (só as partes verdes), cogumelos laminados, queijo gruyère, sal e pimenta, 4 ovos e mais 1 para pincelar a massa.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

IMG_0779-2-1365x2048.jpg

 

Aqueça uma frigideira em lume médio.

Junte o azeite, as partes verdes dos ceboletes e os cogumelos.

Deixe cozinhar em lume médio durante alguns minutos, mexendo sempre.

Quando começarem a amaciar, adicione o queijo creme e tempere com sal e pimenta. Cozinhe durante 1 a 2 minutos até o queijo creme derreter completamente.

Entretanto, estique a massa numa bancada polvilhada com farinha.

Forme com a massa 4 círculos com cerca de 20 cm de diâmetro.

Disponha-os num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal.

Espalhe o queijo por cima da massa deixando cerca de 2 cm de margem nas pontas.

Espalhe por cima a mistura dos cogumelos com o queijo creme.

Dobre as pontas da massa por cima do recheio e pincele com o ovo batido.

Leve ao forno durante 20 minutos até a massa ficar ligeiramente dourada.

Retire do forno e abra um buraco no centro de cada tarte.

Abra um ovo para o interior de cada buraco e leve ao forno durante mais 10 minutos até os ovos ficarem prontos. Eu prefiro com as gemas ainda líquidas.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: gluten free stories

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com