Skip to main content

como fazer a tarte de maçã que o joão baião cozinhou na sic

Já era uma tarte de maçã deliciosa, mas o João Baião conseguiu transformá-la num Big Show SIC. Ontem estivemos no programa Casa Feliz, da SIC, para desafiarmos o João Baião e a Diana Chaves a cozinharem duas receitas do nosso novo livro 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida. O Ele da SIC ficou com uma maravilhosa tarte de maçã e a Ela com uns divinais cogumelos com ovos, queijo e azeite de trufas. 

O resultado ficou tão bom que hoje tínhamos a caixa de mensagens cheia de pedidos para divulgarmos as receitas. Aqui fica então a receita da tarte de maçã à la João Baião.

07_TartedeMaçã_1896_copy_AR.jpg

 

Ingredientes 

Para 8 pessoas

  • 100 g de açúcar mascavado
  • 1⁄2 colher de chá de canela em pó
  • 4 maçãs Granny Smith grandes com cerca de 1,3 kg
  • 70 g de manteiga
  • 500 g de massa de tarte
  • 1 gema de ovo XL batida com 2 colheres de chá de água
  • Açúcar q. b. para polvilhar

 

Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço. Corte-as em cubos e coloque-os numa taça grande. Misture o açúcar mascavado com a canela e espalhe por cima dos cubos de maçã. Envolva bem a maçã no açúcar mascavado antes de derreter metade da manteiga, numa frigideira antiaderente, e acrescentar metade dos cubos de maçã cobertos de açúcar. Deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos, em lume forte, até que fiquem dourados e caramelizados. Repita, na mesma frigideira, com o resto da manteiga e da maçã com açúcar. Assim, os cubos de maçã vão ficar crocantes e com o açúcar e a canela bem absorvidos.

Agora só precisa de forrar com a massa de tarte uma forma com cerca de 20 cm de diâmetro. Encha-a com os cubos de maçã caramelizados e já arrefecidos. Pincele as bordas da massa com água e cubra a tarte com um novo círculo de massa dividido em tiras sobrepostas em esquadria. Pressione bem nas bordas para colar a tampa à base de massa e fechar a tarte.

Bata à mão a gema de ovo com a água e pincele a cobertura da massa com esta mistura. 

Polvilhe a tampa com açúcar de confeiteiro e leve ao forno, pré-aquecido a 190° C, durante 35 a 40 minutos.

Quando a cobertura começar a ficar tostada e crocante, a sua tarte estará pronta.

original.jpeg

Pergunte ao João Baião se não é uma sobremesa divinal...

 

Uma óptima tarte de maçã para o João Baião onde quer que ele esteja,

Ele

 

foto: maria midões para 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida

 

CAPA-3D-CM2.jpeg

101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
Preço: €19,90 €17,91
À venda aqui
 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com