cheesecake de limão, ricotta e mel: quem já está a pensar nas sobremesas do natal? - À Volta das Panelas!

cheesecake de limão, ricotta e mel: quem já está a pensar nas sobremesas do natal?

Eu tento não pensar muito nisso, porque só de olhar para a lista de ingredientes, engordo, mas o meu querido Marido Mistério já não pensa noutra coisa. Quando lhe mostrei esta autêntica obra de arte do blog Twigg Studios ficou em ebulição, parecia aqueles desenhos animados que deitam fumo pelos olhos e pelas orelhas, tal foi a excitação. Tenho de admitir que de facto esta receita é deliciosa e linda de morrer, arrasa em qualquer mesa. Por isso, experimente agora para surpreender a sua família no Natal.

Só precisa de ter em casa bolachas digestivas, amêndoas picadas, açúcar e manteiga sem sal derretida para a base. Para o recheio, precisa de mais açúcar, queijo mascarpone ou outro queijo creme, ricotta, sumo de meio limão, ovos, mel, extrato de baunilha e uma colher e meia de sopa de farinha de milho misturada com uma colher e meia de sopa de água. Para o topping, precisa de amêndoas laminadas, sementes de funcho, mel, açúcar de confeiteiro e raspas de limão.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

honey-ricotta-cheesecake-1-19-1.jpg

 

Comece por fazer a base. Pré-aqueça o forno a 180º C. Junte as bolachas, o açúcar, as amêndoas picadas no liquidificador e misture bem até obter uma espécie de crumble. Junte a manteiga derretida, misture e pressione a massa que obteve contra o fundo e os lados de uma forma de bolo com 24 cm de diâmetro, forrada com papel vegetal. Pode usar as costas de uma colher para pressionar a massa. Leve ao forno durante 15 minutos. Reduza a temperatura do forno para 150º C e deixe a porta aberta durante 5 minutos para arrefecer mais depressa.

Faça agora o recheio: misture numa batedeira o queijo creme ou o mascarpone, a ricotta, os ovos, o mel, o açúcar, o sumo e as raspas de limão e o extrato de baunilha. Quando ficar com uma consistência cremosa tipo chantilly junte a mistura da farinha de milho e volte a bater. Transfira para a forma, dispondo o recheio por cima da base e leve ao forno durante 40 a 60 minutos. Só estará pronto quando estiver firme nas pontas e ainda meio mole no centro. Desligue o forno e mantenha o cheesecake lá dentro com a porta fechada durante mais 40 minutos. Só depois de arrefecer completamente é que pode guardar no frigorífico até à hora de servir.

Finalmente, faça o topping: misture todos os ingredientes do topping e disponha-os numa única camada num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 5 minutos. Misture novamente e coloque no forno durante mais 2 minutos. Mexa novamente e coloque durante mais 2 minutos. Quando estiverem com um tom dourado, retire o tabuleiro do forno e crie pequenos montinhos com as amêndoas enquanto a mistura está quente.

Antes de servir, decore o cheesecake com os montinhos de amêndoas, favos de mel e espalhe por cima um fio de mel. Finalize com umas raspas de limão. Em alternativa pode sempre decorar com açúcar de confeiteiro e frutos vermelhos.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: twigg studios

Powered by Blogger.