Skip to main content

bolo de maçã sem glúten com manteiga queimada e avelãs, a receita que vai ter de fazer este fim de semana

A manteiga queimada e as avelãs elevam esta receita de bolo de maçã a todo um outro nível. Ainda por cima não tem glúten o que, no meu dicionário, significa que não-engorda-assim-tanto. Esta maravilha do blog The Bojon Gourmet servida com crème fraîche por cima é todo um outro campeonato. É ideal para fazer num fim de semana de outono.

Só precisa de ter em casa maçãs tipo granny smith, sumo de limão fresco, manteiga sem sal, extrato de baunilha, farinha de avelã ou de amêndoa, farinha de arroz branco, farinha de aveia sem glúten, farinha de millet, fermento, bicarbonato de sódio, sal, açúcar mascavado, ovos, crème fraîche, avelãs tostadas cortadas ao meio, açúcar granulado e canela em pó.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

Gluten-Free-Apple-Cake-12.jpg

 

Coloque a prateleira que vai usar no terço mais alto do forno e pré-aqueça-o a 180º C.

Forre uma forma de bolo ou uma frigideira que possa ir ao forno com uma folha de papel vegetal.

Derreta a manteiga num tacho pequeno, em lume médio. Continue a cozinhar, agitando a panela de vez em quando, até a manteiga ficar dourada, durante mais 3 a 5 minutos. Transfira a manteiga para uma taça e deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos.

Reserve uma colher de sopa de manteiga para pôr por cima das maçãs.

Descasque as maçãs e deite fora os caroços. Corte duas das maçãs em fatias muito fininhas, mantendo-as juntas. Espalhe sumo de limão por cima para não deixá-las escurecer. Corte a terceira maçã em cubos, coloque-a numa taça pequena, e misture-a com sumo de limão para não deixar escurecer. Reserve.

Entretanto, passe por um passador as farinhas de avelã, de arroz, de aveia, de millet, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal para uma taça média e misture bem.

Numa taça grande, bata os ovos com o açúcar mascavado e o extrato de baunilha. Junte 8 colheres de sopa da manteiga queimada e o crème fraîche.

Adicione a mistura das farinhas à mistura da manteiga e dos ovos e mexa bem até obter um creme macio. A seguir, junte a maçã em cubos e respetivos sumos.

Transfira a massa para a forma que preparou e espalhe-a numa única camada.

Disponha as fatias de maçã fininhas sobre o bolo, mantendo-as juntas e pressionando-as ligeiramente para dentro da massa.

Espalhe por cima as avelãs picadas e a colher de sopa de manteiga queimada que reservou.

Misture o açúcar com a canela numa taça pequena e espalhe por cima de tudo.

Leve ao forno, durante 35 a 45 minutos, até o bolo ficar dourado no topo e um palito sair limpo do interior. Rode o bolo alguns minutos antes do tempo acabar.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente, durante 1 a 2 horas antes de cortar em fatias. Use o papel vegetal para ajudar a retirar o bolo da forma.

Sirva às fatias com uma colher de crème fraiche ou uma bola de gelado.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: the bojon gourmet

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com