bolo de maçã sem glúten com manteiga queimada e avelãs, a receita que vai ter de fazer este fim de semana - À Volta das Panelas!

bolo de maçã sem glúten com manteiga queimada e avelãs, a receita que vai ter de fazer este fim de semana

A manteiga queimada e as avelãs elevam esta receita de bolo de maçã a todo um outro nível. Ainda por cima não tem glúten o que, no meu dicionário, significa que não-engorda-assim-tanto. Esta maravilha do blog The Bojon Gourmet servida com crème fraîche por cima é todo um outro campeonato. É ideal para fazer num fim de semana de outono.

Só precisa de ter em casa maçãs tipo granny smith, sumo de limão fresco, manteiga sem sal, extrato de baunilha, farinha de avelã ou de amêndoa, farinha de arroz branco, farinha de aveia sem glúten, farinha de millet, fermento, bicarbonato de sódio, sal, açúcar mascavado, ovos, crème fraîche, avelãs tostadas cortadas ao meio, açúcar granulado e canela em pó.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

Gluten-Free-Apple-Cake-12.jpg

 

Coloque a prateleira que vai usar no terço mais alto do forno e pré-aqueça-o a 180º C.

Forre uma forma de bolo ou uma frigideira que possa ir ao forno com uma folha de papel vegetal.

Derreta a manteiga num tacho pequeno, em lume médio. Continue a cozinhar, agitando a panela de vez em quando, até a manteiga ficar dourada, durante mais 3 a 5 minutos. Transfira a manteiga para uma taça e deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos.

Reserve uma colher de sopa de manteiga para pôr por cima das maçãs.

Descasque as maçãs e deite fora os caroços. Corte duas das maçãs em fatias muito fininhas, mantendo-as juntas. Espalhe sumo de limão por cima para não deixá-las escurecer. Corte a terceira maçã em cubos, coloque-a numa taça pequena, e misture-a com sumo de limão para não deixar escurecer. Reserve.

Entretanto, passe por um passador as farinhas de avelã, de arroz, de aveia, de millet, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal para uma taça média e misture bem.

Numa taça grande, bata os ovos com o açúcar mascavado e o extrato de baunilha. Junte 8 colheres de sopa da manteiga queimada e o crème fraîche.

Adicione a mistura das farinhas à mistura da manteiga e dos ovos e mexa bem até obter um creme macio. A seguir, junte a maçã em cubos e respetivos sumos.

Transfira a massa para a forma que preparou e espalhe-a numa única camada.

Disponha as fatias de maçã fininhas sobre o bolo, mantendo-as juntas e pressionando-as ligeiramente para dentro da massa.

Espalhe por cima as avelãs picadas e a colher de sopa de manteiga queimada que reservou.

Misture o açúcar com a canela numa taça pequena e espalhe por cima de tudo.

Leve ao forno, durante 35 a 45 minutos, até o bolo ficar dourado no topo e um palito sair limpo do interior. Rode o bolo alguns minutos antes do tempo acabar.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente, durante 1 a 2 horas antes de cortar em fatias. Use o papel vegetal para ajudar a retirar o bolo da forma.

Sirva às fatias com uma colher de crème fraiche ou uma bola de gelado.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: the bojon gourmet

 

Powered by Blogger.