quiche sem glúten de batata doce, queijo e espinafres com base de amêndoa - À Volta das Panelas!

quiche sem glúten de batata doce, queijo e espinafres com base de amêndoa

Tem ótimo aspeto, não tem? Ainda por cima, é saudável. Além de não ter glúten, tem apenas 342 calorias por pessoa. A base é feita com farinha de amêndoa, e o recheio tem esta combinação que eu adoro de batata doce, queijo e espinafres. Como não adorar quiches? Esta receita do blog The Live in Kitchen é tão deliciosa como fácil. Até eu estou tentada a fazer. Mas infelizmente o meu querido Marido Mistério não me deixa aproximar do fogão. É uma pena. Não faz mal. Ele cozinha, eu como. É justo.

Para fazer esta maravilha, precisa de ter em casa farinha de amêndoa, alho esmagado, tomilho seco, sal, pimenta preta, azeite virgem extra e água para a base. Para o recheio, precisa de uma batata doce, azeite virgem extra, espinafres baby picados, água, ovos, leite, sal, piripíri, queijo parmesão ralado e tomilho para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Sweet-Potato-and-Spinach-Quiche-The-Live-In-Kitche

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Lave a batata doce e espete-a várias vezes com um garfo. Embrulhe-a numa folha de papel de alumínio, bem apertada, e leve-a num tabuleiro ao forno durante uma hora ou até ficar bem macia.

Deixe a batata doce arrefecer ligeiramente antes de lhe retirar o recheio para uma taça. Junte a água e esmague com um garfo. Se preferir, pode triturá-la no liquidificador.

Enquanto a batata doce está no forno, vá preparando a base: unte uma forma de tarte com azeite. Numa taça média, misture a farinha de amêndoa, o alho, o tomilho seco, o sal e a pimenta preta. Junte o azeite e uma colher de sopa e uma colher de chá de água e misture bem até obter uma massa homogénea.

Pressione a base contra o fundo e os lados da forma que preparou.

Coloque no forno ao lado da batata doce, durante 15 a 20 minutos, até ficar ligeiramente dourada mas firme ao mesmo tempo.

Prepare agora o recheio: aqueça duas colheres de chá de azeite numa frigideira grande em lume médio. Junte os espinafres baby e mexa durante dois minutos ou até estes começarem a murchar. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.

Numa taça grande, misture os ovos juntamente com o leite, meia colher de chá de sal e piripíri. Adicione a maior parte do queijo parmesão e os espinafres arrefecidos. Mexa bem.

Despeje a mistura dos ovos por cima da base. Junte o creme de batata doce, usando uma colher ou uma faca para colocar por cima da mistura dos ovos, fazendo vários remoinhos. Finalize com o resto do queijo parmesão.

Leve a quiche ao forno, durante 30 a 33 minutos, até o centro da tarte ficar firme. Decore com o tomilho fresco.

Deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos antes de a cortar às fatias.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: the live in kitchen

 

Powered by Blogger.