porque é que toda a gente devia fazer este bolo de chocolate em casa? - À Volta das Panelas!

porque é que toda a gente devia fazer este bolo de chocolate em casa?

A pergunta não é minha, é da famosa Martha Stewart que lhe chama simplesmente – prepare o dicionário de adjectivos... – "a mais perfeita receita de bolo alguma vez criada" e – não ficamos por aqui que não somos de poupanças – "não podia ser mais fácil de fazer".

É claro que, cada vez que a Martha Stewart fala, eu já estou de avental à volta da cintura. Seja sábado, domingo ou qualquer dia de semana. E é por isso – e por só sujar uma taça – que hoje vou fazer esta maravilha para a sobremesa do jantar.

Tudo o que vou precisar é de farinha, açúcar, cacao em pó, fermento, bicarbonato de sódio, sal, ovos, leitelho à temperatura ambiente, água quente da torneira, extracto de baunilha e azeite. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui. Para a cobertura, prepare esta facílima ganache de chocolate.

image.jpeg

 

Agora vamos à parte mais fácil: a preparação. Numa taça grande, bata a farinha com o açúcar, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal. Quando estiver tudo bem ligado, junte os ovos, o leitelho, a água da torneira, o extracto de baunilha e o azeite, enquanto continua a bater. Basicamente, o seu bolo está pronto.

Divida a massa por duas formas de 20 cm de diâmetro por 5 cm de altura, previamente untadas e polvilhadas com farinha. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 30 minutos, até as duas metades de bolo estarem cozidas por fora.

Deixe arrefecer durante 15 minutos antes de desenformar com cuidado e deixar arrefecer totalmente.

Finalmente, a melhor parte de todas: a cobertura. Ou, para ser mais rigoroso, as coberturas. Na verdade, este bolo leva uma camada de ganache no meio e ainda uma primeira cobertura que vai enrijecer no frigorífico e uma segunda cobertura totalmente cremosa.

Comece por espalhar 360 ml de ganache de chocolate pelo topo do primeiro bolo. Coloque o segundo bolo por cima e cubra a parte superior e os lados com mais 240 ml de ganache. Leve ao frigorífico durante 20 minutos para enrijecer. No momento de servir, cubra o topo e os lados com mais uma camada de ganache cremosa e bem generosa. A mistura do exterior cremoso, com a segunda camada rija e o bolo fofinho é um sonho.

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: martha stewart

 

Powered by Blogger.