estes ninhos de batata doce e queijo com ovo têm apenas 132 calorias - À Volta das Panelas!

estes ninhos de batata doce e queijo com ovo têm apenas 132 calorias

Eu sei que já fizemos aqui no blog pelo menos duas receitas de ninhos de batata doce. Mas quando a receita é boa nunca é demais repetir, sobretudo se for diferente das anteriores e com ingredientes originais, como é o caso desta que descobri no blog que deveria ser a minha Bíblia gastronómica, de seu nome Skinny Taste. Além de serem light e deliciosos, são fáceis e rápidos de preparar. Ao fim de 35 minutos tem esta maravilha à sua frente. A autora da receita sugere-a para o pequeno-almoço, mas eu não vou tão longe. Acho um ótimo almoço para um dia de semana.

Só precisa de ter em casa spray de cozinha ou azeite, batata doce descascada e ralada, tomilho fresco picado, cebola em pó, sal, pimenta preta, queijo pecorino ralado e ovos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Baked-Sweet-Potato-Egg-Cups-10.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C. Espalhe spray de cozinha ou azeite numa forma de 6 muffins e reserve.

Misture numa taça a batata doce ralada, o tomilho, uma pitada de sal e de pimenta preta, a cebola em pó e queijo pecorino (reserve 2 colheres de chá de queijo pecorino para o fim).

Divida a mistura que obteve pelos 6 buracos da forma de muffins. Pressione a mistura contra o fundo e os lados de cada forma. Verifique que fica consistente, sem aberturas nos lados e no fundo.

Espalhe o spray de cozinha para dentro de cada ninho.

Leve ao forno durante 8 minutos.

Retire a forma do forno, pressione com cuidado o fundo dos ninhos e abra um ovo para dentro de cada um.

Volte a colocar a forma no forno durante mais 12 minutos, até as claras ficarem brancas mas as gemas ainda líquidas. Se gostar das gemas mais duras, mantenha a forma no forno durante 14 minutos.

Deixe assentar durante um minuto antes de retirar os ninhos com cuidado com a ajuda de uma espátula.

Decore com o queijo pecorino ralado que reservou e tempere com um pouco mais de sal e pimenta. Sirva com uma salada de espinafres e abacate fatiado.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: skinny taste

 

Powered by Blogger.