Skip to main content

depois das tábuas de queijo, chegou a moda das tábuas de chocolate quente

Peço desculpa se eventualmente eu me descontrolar ao longo deste texto, mas não é fácil falar de chocolate derretido de uma forma serena e equilibrada.

Feito este aviso prévio, vamos ao que interessa. Tábuas de queijo, de presuntos e de enchidos já toda a gente conhece. Agora tábuas de chocolate é uma outra conversa. Imagine que dá um jantar em sua casa, em vez de passar horas na cozinha a fazer um bolo especial, prepare uma tábua com chocolate quente e derretido e vários ingredientes à volta que fiquem deliciosos quando mergulhados no chocolate, como pode ver por este delicioso exemplo da easyylivin.

fullsizeoutput_8c0d.jpeg

 

É esta a tendência, a que os americanos chamam Hot Cocoa Charcuterie Board, que está a tomar conta das mesas de jantar em todo o mundo e das redes sociais em toda a Internet (quando o Facebook não decide apagar-se durante umas horitas, claro).

Além de ser delicioso e permitir a cada convidado personalizar a sua sobremesa, faz uma vistaça em qualquer mesa. A ideia é derreter o chocolate com leite, cacau, natas, um licor à sua escolha (eu adoro cognac, mas pode usar Vinho do Porto, Baileys, Frangelico, Cointreau ou outro à sua escolha) e flor de sal. Se deixar o chocolate mais líquido, pode servi-lo em copinhos individuais para os convidados o beberem enquanto acompanham com os doces que servir à volta; se deixar o chocolate derretido mais denso (a minha versão preferida), pode mergulhar os restantes doces dentro de uma única taça maior, como se fosse um fondue. 

image (1).jpeg

O importante é servir o chocolate derretido numa tábua enorme acompanhado dos melhores ingredientes para mergulhar lá dentro. E aqui a imaginação é o limite.

Pode usar morangos frescos, marshmallows, bolachas e biscoitos variados (quanto mais cor tiverem, melhor ficam), rebuçados, bombons, caramelos, pretzels, cascas de laranja desidratadas, avelãs e outros frutos secos. As ideias que circulam nas redes sociais são infinitas. 

É ou não é uma óptima sobremesa para este Outono?

 

Uma óptima sobremesa para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

foto: easyylivin; allrecipes trusted brands

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com