Skip to main content

crème brulée de abóbora, a nossa forma de celebrar o halloween

Cá em casa nunca tivemos uma tradição de nos mascararmos a rigor para o Halloween. A verdade é que eu não tenho jeito nenhum para me mascarar e o meu querido Marido Mistério menos ainda. Por isso, aproveitamos estas datas para invariavelmente encher o bandulho. E Halloween sem abóboras é um pecado tão grave como muamba sem jindungo. Por isso, hoje vamos celebrar a noite das bruxas com este delicioso crème brulée que eu descobri no blog Ricardo Cuisine. Já estou com água na boca.

Só precisamos de ter em casa mini abóboras com cerca de 12 cm de diâmetro, natas, açúcar, puré de abóbora cozinhado, gemas de ovo, extrato de baunilha, canela, noz-moscada, gengibre e alho em pó, e açúcar para caramelizar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 170º C e coloque a prateleira que vai usar no meio do forno.

Com a ajuda de uma faca, retire a parte de cima das abóboras como se fossem umas tampas. Retire as sementes raspando com uma colher até o interior das abóboras ficarem lisas. Reserve.

Numa panela pequena, ferva as natas e metade do açúcar.

Misture numa taça o puré de abóbora, o resto do açúcar, as gemas de ovo e as especiarias. Acrescente as natas a ferver, passe por um passador e divida o creme que obteve pelas abóboras.

Coloque as abóboras num tabuleiro alto e leve-as ao forno em banho-maria (com água a ferver no tabuleiro até cerca de metade da altura das abóboras).

Leve ao forno durante 55 minutos.

Deixe arrefecer e tape as abóboras com película aderente.

Leve ao frigorífico durante cerca de 4 horas.

Espalhe açúcar por cima e caramelize com um maçarico de cozinha.

Sirva logo.

 

Um ótimo domingo e uma aterradora noite de Halloween,

Ela

 

receita e foto: ricardo cuisine

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco