crème brulée de abóbora, a nossa forma de celebrar o halloween - À Volta das Panelas!

crème brulée de abóbora, a nossa forma de celebrar o halloween

Cá em casa nunca tivemos uma tradição de nos mascararmos a rigor para o Halloween. A verdade é que eu não tenho jeito nenhum para me mascarar e o meu querido Marido Mistério menos ainda. Por isso, aproveitamos estas datas para invariavelmente encher o bandulho. E Halloween sem abóboras é um pecado tão grave como muamba sem jindungo. Por isso, hoje vamos celebrar a noite das bruxas com este delicioso crème brulée que eu descobri no blog Ricardo Cuisine. Já estou com água na boca.

Só precisamos de ter em casa mini abóboras com cerca de 12 cm de diâmetro, natas, açúcar, puré de abóbora cozinhado, gemas de ovo, extrato de baunilha, canela, noz-moscada, gengibre e alho em pó, e açúcar para caramelizar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 170º C e coloque a prateleira que vai usar no meio do forno.

Com a ajuda de uma faca, retire a parte de cima das abóboras como se fossem umas tampas. Retire as sementes raspando com uma colher até o interior das abóboras ficarem lisas. Reserve.

Numa panela pequena, ferva as natas e metade do açúcar.

Misture numa taça o puré de abóbora, o resto do açúcar, as gemas de ovo e as especiarias. Acrescente as natas a ferver, passe por um passador e divida o creme que obteve pelas abóboras.

Coloque as abóboras num tabuleiro alto e leve-as ao forno em banho-maria (com água a ferver no tabuleiro até cerca de metade da altura das abóboras).

Leve ao forno durante 55 minutos.

Deixe arrefecer e tape as abóboras com película aderente.

Leve ao frigorífico durante cerca de 4 horas.

Espalhe açúcar por cima e caramelize com um maçarico de cozinha.

Sirva logo.

 

Um ótimo domingo e uma aterradora noite de Halloween,

Ela

 

receita e foto: ricardo cuisine

 

Powered by Blogger.