Skip to main content

chama-se cacio e pepe e é uma das massas mais fáceis e deliciosas que pode fazer em casa

É considerada a mãe de todas as massas. Gordon Ramsay confessou que era a sua preferida e em Itália arrisca-se a ser ofendido se disser mal de cacio e pepe. 

Esta maravilha terá nascido nos Montes Apeninos, no centro de Itália, criada por pastores de ovelhas que passavam longas temporadas na montanha. Para se alimentarem levavam porodutos baratos e que não se estragassem facilmente, como as massas secas e cruas. Mas levavam também um ingrediente que estimulava os receptores de calor do corpo, ajudando-os a manterem-se quentes durante as frias noites na montanha: a pimenta preta. Foram estes dois ingredientes, misturados com o queijo curado feito com o leite das próprias ovelhas, que criaram a famosa massa cacio e pepe.

p08cp07y.jpeg

Há quem junte manteiga e queijo parmesão, mas aí já se arrisca a ser ofendido nas ruas de Roma. A receita original tem de ser feita com o mais tradicional queijo da cidade, o Pecorino Romano. Misture essa maravilha ralada muito fininha com a água da cozedura da massa e fica com o mais divinal molho que já provou.

A BBC partilhou aqui a tradicional receita de cacio e pepe. Tudo o que vai precisar é de 200 g de spaghetti artesanal de boa qualidade, 5 a 7 g de grãos de pimenta preta esmagados por si no momento, com um pilão e um almofariz, e 160 g de queijo Pecorino Romano ralado muito fininho, no momento, mais dois pedaços de casca inteiros. Finalmente, vai precisar ainda de 3 litros de água temperada com 15 g de flor de sal. Nada mais. Para ver a receita original, consulte o site aqui.

p08cp3g8.jpeg

 

Coloque a água a ferver numa panela grande. Assim que levantar fervura, tempere-a com a flor de sal e coloque lá dentro o spaghetti. Vá mexendo com uma pinça grande para os fios de massa não agarrarem uns aos outros.

Numa frigideira funda, toste 3/4 da pimenta moída, com cuidado para não deixar queimar. Quando começar a libertar os aromas, adicione duas a três conchas da água onde coze a massa. Assim que levantar fervura, adicione as cascas de queijo e deixe ferver em lume brando.

Mal a massa estiver a meio da cozedura (ao fim de cerca de seis minutos), coloque-a na frigideira onde está a pimenta com mais uma concha da água da cozedura. Coza mais um a dois minutos, retire as casacas de Pecorino e coloque-as a tostar dos dois lados, numa frigideira antiaderente, até ficarem bem marcadas. 

Dois minutos antes de o spaghetti estar al dente, desligue o lume e deixe a massa repousar durante um minuto. Finalmente, adicione o queijo ralado fininho enquanto vai mexendo a frigideira para os dois lados para espalhar bem. Acrescente mais um pouco de água da cozedura se for necessário para ter um molho mais cremoso.

Sirva a massa num prato aquecido com o resto da pimenta preta espalhada por cima e as cascas de Pecorino tostadas no topo. Também pode ralar mais um pouco de queijo no momento que nunca é demais.

 

Uma óptima massa para si onde quer que estejam os pastores de ovelhas dos Apeninos,

Ele

 

receita: simone zanoni; fotos: bbc

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com