Skip to main content

7 ingredientes que tem de ter em casa para começar uma alimentação saudável

Que a nossa alimentação tem um impacto direto na nossa saúde, felicidade e longevidade é um facto cientificamente provado. Eu, por exemplo, fico feliz cada vez que me delicio com um queijo derretido no forno e um copo de vinho a acompanhar... Estou a brincar!

Claro que ninguém é de ferro e comer um queijo derretido no forno ou um bolo de chocolate, ou comprar fast food, de vez em quando, também não mata ninguém. Mas já agora, para compensar, se tivermos em casa os ingredientes certos, que é como quem diz recheados de nutrientes, estamos no bom caminho.

Por isso, já sabe: o truque é rechear a sua despensa e o seu frigorífico com ingredientes saudáveis, ideais para fazer receitas fáceis e snacks nutritivos.

E quais são os 7 ingredientes fundamentais que tem de ter em casa?

julia-zolotova-M_xIaxQE3Ms-unsplash.jpg

 

1. Fruta fresca 

Recheada de vitaminas e sais minerais, quanto maior for a variedade de fruta que comer, maior será a quantidade de nutrientes que o seu corpo vai absorver. Aposte em bananas, maçãs, cerejas ou mirtilos (ricos em antioxidantes).

2. Abacates 

São sem dúvida uma das melhores fontes de gordura saudável. A verdade é que tecnicamente também são uma fruta e têm inúmeros benefícios para a saúde, sobretudo para o coração, já que são ricos em ácidos oleicos monoinsaturados, aumentando o HDL-C, o chamado colesterol bom, reduzindo os valores do LDL-C, o colesterol mau.

3. Nozes (e frutos secos em geral) 

São excelentes para o cérebro. Contêm gorduras polinsaturadas, polifenóis e vitamina E que ajudam a regenerar as células e têm propriedades anti-inflamatórias. Use nozes em saladas e em receitas como pão de banana caseiro. Também pode comprar manteiga de amêndoa ou de amendoim, desde que sejam naturais, claro.

luisa-brimble-2RrBE90w0T8-unsplash.jpg

4. Folhas verdes 

Sobretudo os espinafres e a couve kale, são muito ricos em nutrientes. Use folhas verdes nas suas saladas ou salteie-as numa frigideira e adicione-as a receitas como massas. Os espinafres também ficam bem num smoothie de fruta. Vai ver que, na maior parte dos casos, nem dá pelo sabor deles, mas fazem toda a diferença no seu sistema imunitário.

5. Feijões 

Ricos em vitaminas e minerais, são uma boa fonte de hidratos e de proteínas. Para facilitar a sua vida, compre feijão em lata (normalmente vêm apenas com água e sal), assim não tem de os cozinhar e pode colocá-los diretamente nas suas receitas. Ficam ótimos em saladas, bowls e burritos.

food-photographer-jennifer-pallian-DfbrRpHTLy0-uns

6. Aveia 

Outra fonte de hidratos saudáveis. São ricos em vitaminas, proteínas, sais minerais e antioxidantes. E depois, têm uma enorme vantagem: são versáteis. Pode usá-las para fazer papas de aveia ou panquecas para o pequeno-almoço. Pode aquecê-las ao lume ou ao micro-ondas, se estiver com pressa. Também pode fazer tartes, usando farinha de aveia. Nesta altura, no outono, sabem sempre bem.

7. Sementes de chia 

É claramente um super alimento. Apesar de serem pequenas, as sementes de chia contém fibra, proteína e vários nutrientes. São fáceis de adicionar a smoothies, bowls, papas de aveia, pudins de chia e a mil e uma receitas. Até numa salada, ficam bem, dando-lhe um toque final crocante.

Que tal? Vamos às compras?

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

fotos: Julia Zolotova on Unsplash; Luisa Brimble on Unsplash; Food Photographer | Jennifer Pallian on Unsplash

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com