Skip to main content

queijo de cabra marinado com molho de azeitonas, um aperitivo delicioso para um jantar especial

É um aperitivo viciante que desaparece em segundos cá em casa. Sabe aquelas noites em que o meu querido Marido Mistério não tem paciência para cozinhar e decreta que o jantar é wine and cheese? Peço desculpa pelo pretensiosismo, mas soa muito melhor em inglês. Basicamente, Ele abre uma garrafa de vinho, prepara uma série de queijos, faz um cesto com tostinhas, e lá se vai a minha dieta. É isto ou fico em jejum. E não me parece uma boa ideia ir dormir com o estômago vazio, por isso, acabo por ceder.

Esta receita que descobri no blog Olive and Mango é ideal para essas noites, ou para servir como aperitivo num jantar especial. Ainda por cima é muito fácil de fazer. É só preparar o molho para o queijo de cabra e deixá-lo assentar. Até pode fazer de véspera, se preferir.

Não leva mais do que 15 minutos a preparar.

Só precisa de ter em casa queijo de cabra macio, azeite, vinagre balsâmico, tomilho fresco, azeitonas pretas, alho picado, pimenta preta moída, raspas de meio limão e piripíri.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

2018_12_28_marinated_goat_cheese_spread_5.jpg

 

Misture as ervas aromáticas, o alho, a pimenta e o piripíri com o azeite numa taça pequena e leve ao micro-ondas durante cerca de 20 segundos.

A seguir, acrescente o vinagre balsâmico, as raspas de limão e as azeitonas pretas.

Deixe o queijo de cabra à temperatura ambiente para conseguir espalhá-lo mais facilmente.

Espalhe o queijo de cabra numa travessa ou num prato fundo.

Espalhe a marinada por cima do queijo de cabra e deixe assentar durante algumas horas.

Antes de servir, decore com mais ervas aromáticas à sua escolha e acompanhe com tostinhas ou palitos de legumes.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: olive and mango

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco