o vídeo do melhor jantar para domingo: pão recheado no forno com queijo derretido e ovos - À Volta das Panelas!

o vídeo do melhor jantar para domingo: pão recheado no forno com queijo derretido e ovos

Hoje é dia de mudanças: o fim-de-semana acabou, as aulas vão começar e até a chuva está de volta. Para lidarmos com um dia destes, precisamos de um jantar que anime a Família Mistério. E foi por isso que hoje aproveitei o mau tempo para passar a tarde a cozinhar em família.

Antes que comecem os fins-de-semana de fúria da minha querida Mulher Mistério, a mandar as crianças estudar, costumo sempre aproveitar o último domingo de férias de Verão para fazer um dos pratos preferidos dos miúdos: queijo derretido no forno.

DSC06887 2.jpg

Este ano, vou juntar-lhe um hábito que ficou dos confinamentos: vou fazer também um pão caseiro macio, usando uma combinação de farinha com leite e água da torneira. Além de deixar toda a casa com um cheirinho único porque não há nada como um pão caseiro acabado de sair do forno.

Há muitos anos que cá em casa só usamos água da torneira – tanto para beber como para cozinhar. Além de ser uma opção muito mais barata, é também muito mais amiga do ambiente – já pensou a quantidade de plástico que deita fora com as garrafas e garrafões de água? Além disso, a água da EPAL, em Lisboa, é límpida, translúcida, leve e completamente neutra. Tudo o que precisamos para fazer uma massa de pão perfeita. 

 

 

Ingredientes

Para a massa

  • 520 g de farinha para pão
  • 10 g de levedura nutricional instantânea
  • 25 g de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de sal
  • 140 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 240 ml de leite aquecido a 40º C
  • 80 ml de água da torneira quente 

Para o recheio

  • 225 g de queijo de cabra
  • 375 g de queijo mozzarella cortado em fatias
  • 1 ovo batido com uma colher de sopa de água da torneira 
  • 6 ovos grandes

DSC06876 2.jpg

Comece por fazer a massa do pão: numa taça de uma batedeira com a vara em gancho, misture a farinha, a levedura, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e misture, na velocidade mais lenta, durante cerca de 1 minuto, até obter uma massa com uma consistência de crumble.

Junte o leite e a água da torneira e misture novamente, com a batedeira na velocidade mais lenta, durante 4 minutos. Aumente a velocidade para médio e misture novamente, durante mais 2 a 3 minutos, até a massa ficar macia.

Transfira a massa para uma taça grande e untada de azeite. Tape com película aderente. Deixe a massa assentar durante 1 hora e meia a duas horas até crescer.

Divida a massa em duas e crie duas bolas com as suas mãos. Numa bancada polvilhada com farinha, enrole e estique as duas bolas de massa até formar uma espécie de tabuleiro. Acerte as bordas e transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Esmague o queijo de cabra e coloque no fundo do “tabuleiro” de massa, deixando cerca de 2 cm de margem nos lados. Espalhe por cima o mozzarella em fatias.

Acerte e suba ligeiramente as margens do pão de forma a dobrar as bordas para dentro para não deixar o recheio sair. Sele as pontas e tape o pão com película aderente pulverizada com spray de cozinha. Deixe assentar durante mais 30 minutos a 1 hora.

DSC06867 2.jpg

Pré-aqueça o forno a 190º C e pincele as bermas do pão com a mistura do ovo com a água da torneira.

Leve o pão ao forno durante 15 a 20 minutos.

Retire-o do forno e abra 3 ovos no centro. Leve novamente ao forno durante 25 a 30 minutos, até o pão ficar dourado, o queijo derretido e a clara dos ovos no ponto (mas as gemas devem continuar líquidas).

Deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos, antes de servir quente. 

 

Um óptimo pão para si onde quer que o queijo derretido esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Powered by Blogger.