o segredo para fazer o bolo de limão mais húmido e fofinho de sempre - À Volta das Panelas!

o segredo para fazer o bolo de limão mais húmido e fofinho de sempre

Mal cortei a primeira fatia deste bolo de limão percebi que estava perante o bolo da minha vida. Não foi amor à primeira vista, mas foi amor à primeira dentada. Desde então que conto os minutos até à chegada do fim-de-semana seguinte. Não para poder descansar, mas para poder cozinhar – basicamente são os únicos dias em que Ela permite que eu me aproxime da batedeira.

DSC07321 2.jpg

A textura húmida e fofinha deste bolo de limão é qualquer coisa de verdadeiramente única. Tudo graças ao azeite virgem extra que dá à massa uma suavidade inacreditável. Ao contrário de outros bolos molhadinhos, este bolo de limão aguenta a humidade durante vários dias e até a intensifica. Se o for provar a meio da semana, vai ver que continua a ser o bolo mais húmido que já comeu. O azeite consegue manter essa humidade no interior sem tornar o bolo gorduroso e enjoativo.

DSC07274 2.jpg

Foi por tudo isto que não descansei enquanto não fiz esta receita com a nossa marca de azeites preferida, a Oliveira da Serra, com quem mantemos, há vários anos, uma parceria para produzir deliciosas receitas com os seus azeites. Para este bolo, escolhi o Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra que tem um requintado e discreto toque de sabor a maçã que eu adoro e que combina maravilhosamente com o limão. Depois ainda lhe acrescentei um cálice de limoncello que faz toda a diferença e que anima qualquer alma. Por cima, terminei com uma cobertura de lemon curd que é de chorar por mais. Mas o melhor é ver o vídeo.

 

 

Ingredientes

  • 330 ml de Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra
  • 3 ovos grandes
  • 310 ml de leite
  • 1 colher e meia de sopa de raspas de limão 
  • 60 ml de sumo de limão espremido
  • 60 ml de limoncello 
  • 1 a 2 colheres de chá de extracto de limão
  • 350 g de açúcar
  • 270 g de farinha
  • 1 colher e meia de chá de sal
  • ½ colher de chá de fermento
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Lemon curd para decorar

DSC07310 2.jpg

Pré-aqueça o forno a 160º C. Forre com uma folha de papel vegetal uma forma de bolo com o fundo amovível e cerca de 23 cm de diâmetro e 8 cm de profundida. Espalhe spray de cozinha pelo fundo e pelos lados. Reserve.

Misture numa taça grande o Azeite Oliveira da Serra Clássico Virgem Extra e os ovos. Bata até ficarem bem envolvidos. 

Junte o leite, as raspas e o sumo de limão, o limoncello e o extracto de limão e misture bem com a vareta. Adicione o açúcar e volte a misturar. Acrescente agora a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio e bata à mão, mas não demasiado.

Transfira a massa para a forma de bolo que preparou. Coloque-a num tabuleiro e leve ao forno durante 60 a 75 minutos. Comece a controlar a partir dos 60 minutos, porque o tempo depende do tipo de forno. A ideia é ficar dourado em cima e conseguir retirar um palito ainda húmido do meio do bolo, nessa altura estará pronto e bem molhadinho. 

DSC07314 2.jpg

Retire do forno e deixe o bolo arrefecer na forma durante 1 hora antes de o desenformar. Sirva com o lemon curd espalhado por cima.

 

Um óptimo bolo de limão para si onde quer que esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Oliveira da Serra

 

Powered by Blogger.