crème brulée de banana com molho de caramelo (juro que é verdade!) - À Volta das Panelas!

crème brulée de banana com molho de caramelo (juro que é verdade!)

Ok. Vou revelar um segredo sobre a Família Mistério. Metade da família faz anos por esta altura, o que não ajuda nada ao recomeço da minha dieta. O meu querido Marido Mistério adora. Fica feliz por poder engordar-me. Diz que nem pensar em fazer dietas em dias especiais, e eu sou obrigada a concordar. E já me avisou que esta receita do blog The Charming Detroiter foi eleita para ser a sobremesa de uma das nossas inúmeras festas.

É uma tentação, não é? Para fazer esta loucura, precisa de ter em casa natas, extrato de baunilha, açúcar, sal, 3 gemas de ovo e 1 banana cortada às rodelas. Para o molho de caramelo, precisa de mais açúcar, natas à temperatura ambiente, rum, sal, açúcar mascavado, raspas de limão e rodelas de banana para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

banana-creme-brulee-3.jpg

 

Aqueça o forno a 150º C.

Enquanto isso, aqueça as natas numa panela, em lume médio, juntamente com o extrato de baunilha. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 5 minutos. Tenha atenção para não deixar levantar fervura. Retire do lume e deixe assentar durante 10 minutos.

Numa taça grande, misture o açúcar, o sal e as gemas de ovo até obter um creme macio.

Enquanto a mistura das natas assenta, disponha uma camada de rodelas de banana no fundo de cada taça ou ramequim que vai servir.

Junte a mistura das natas com a mistura do açúcar com as gemas de ovo.

Transfira esta mistura para as taças que preparou.

Coloque as taças num tabuleiro e despeje água a ferver no tabuleiro até atingir cerca de metade da altura das taças.

Leve ao forno pré-aquecido durante 50 minutos.

Depois, deixe o crème brûlée arrefecer durante pelo menos uma hora.

Faça o molho de caramelo mesmo antes de servir: aqueça o açúcar numa panela pequena, em lume médio. Esteja com atenção, mexendo várias vezes, até o açúcar começar a caramelizar. Acrescente gradualmente o rum, as natas e o sal e mexa rapidamente. Mantenha o molho quente, em lume brando.

Antes de servir, decore cada crème brûlée com uma colher de sopa de açúcar mascavado. Caramelize o açúcar com um maçarico de cozinha até ficar entre o dourado e o acastanhado.

Despeje o molho de caramelo por cima de cada crème brûlée e decore com rodelas de banana e as raspas de lima.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: the charming detroiter

 

Powered by Blogger.