Skip to main content

camarão com brócolos salteados e molho de vinho do porto para celebrar o regresso dos abba

Esta família está à espera de qualquer pretexto para fazer uma pequena festa. Primeiro foi o início das férias, depois o fim das férias e agora, como não podia deixar de ser, o regresso dos ABBA. Temos de admitir que é compreensível. Quem nunca sussurrou o Chiquitita ao ouvido de uma namorada que atire a primeira pedra. Ou quem nunca sonhou com o seu Fernando cada vez que se apaixonava pelo colega do lado na escola?...

Pois bem, eles estão de volta com um novo álbum, depois de 40 anos calados, e isso é mais do que motivo para uma nova festa cá em casa. A minha querida e prezada Mulher Mistério resolveu organizar uma noite de ABBA. Só com músicas da banda e roupas a condizer. Não sei se pretende servir também bebidas da época, mas antes que Ela me apareça em casa com três garrafas de Pisang Ambom, o melhor é eu tratar da ementa.

Para jantar, vou fazer uns deliciosos camarões salteados com brócolos e molho de Vinho do Porto. A receita é do site The Kitchn e facílima de preparar.

Tudo o que vou precisar é de molho de soja, Vinho do Porto seco, açúcar mascavado, amido de milho, azeite, óleo de sementes de sésamo tostadas, camarão descascado, brócolos cozidos al dente, cebola laminada, gengibre fresco ralado, alho picado, cebolete picado e sementes de sésamo tostadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_archive_e3472e387e60ea2182492cff1273275699b566fb

 

Primeiro, comece por fazer o molho com que vai marinar o camarão. Misture com uma vareta o molho de soja com o Vinho do Porto, o açúcar mascavado, o amido de milho, o óleo de sementes de sésamo e uma colher de sopa de azeite. Quando estiver tudo bem ligado, envolva o camarão em duas colheres de sopa deste molho. Deixe marinar durante cerca de dez minutos e guarde o resto do molho de parte.

Aqueça bem um wok com uma colher de sopa de azeite. Coloque o camarão e deixe tostar de um lado, sem mexer, durante dois a três minutos. Retire o camarão, reduza o lume para o médio e adicione mais uma colher de sopa de azeite.

Salteie a cebola, temperada com flor de sal, até começar a escurecer. Junte o gengibre e o alho e cozinhe durante mais 30 segundos. Acrescente os brócolos à frigideira, juntamente com o camarão e com o molho que deixou de parte, novamente misturado. Cozinhe durante mais um minuto e meio, envolvendo bem o camarão e os brócolos no molho. Sirva com o cebolete picado espalhado por cima e as sementes de sésamo tostadas. Com um arroz basmati a acompanhar, vai ver se não acaba a noite a cantar o Dancing Queen.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a Chiquitita esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com