Skip to main content

bolo de chocolate sem farinha e só com 4 ingredientes (sim, o fim-de-semana está a chegar!)

Chocolate preto, ovos, azeite e açúcar. Com quatro simples ingredientes se faz o bolo mais leve e cremoso que o planeta já conheceu. Por fora, tem uma capa tão fina como uma crosta de leite creme. Por dentro uma verdadeira almofada de chocolate misturada com pepitas derretidas.

Esta pequena maravilha da natureza é uma receita do site 101Cookbooks e demora um instante a preparar. Tudo o que vai precisar é dos quatro ingredientes descritos acima e de alguns minutos do seu tempo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

flourless-chocolate-cake-recipe-h1.jpeg

 

Para fazer o bolo, só tem de derreter em banho-maria dois terços do chocolate preto, partido em pedaços. Mal destiver derretido, retire a taça de dentro de água para não aquecer demasiado. Adicione o azeite, enquanto bate e depois o açúcar e uma pitada de sal fino. 

Confirme que a mistura não está quente e só depois misture as gemas e finalmente envolva o resto do chocolate partido em pedaços.

Noutra taça, bata as claras em castelo. Quando começarem a ficar firmes acrescente progressivamente o açúcar sem parar de bater. Envolva um terço das claras em castelo no chocolate até ficar tudo bem ligado e depois o resto com mais cuidado e mexendo o menos possível para as claras não perderem volume.

Coloque a massa numa forma redonda de 20 cm, pincelada com azeite e forrada com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos, até o bolo ficar cozido por fora e molhadinho por dentro e os pedaços de chocolate derretidos por dentro.

Deixe arrefecer durante 15 minutos, antes de desenformar e servir com um pouco de açúcar de confeiteiro espalhado por cima e natas batidas a acompanhar. 

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: 101cookbooks

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com