quiche de parmesão e bacon com crosta de batata palha estaladiça - À Volta das Panelas!

quiche de parmesão e bacon com crosta de batata palha estaladiça

Cada vez que olho para esta receita, sinto-me como o Messi a chegar a Paris. No meu caso, não tenho um estádio inteiro a gritar o meu nome, mas tenho a minha querida, ilustre e não menos numerosa Família Mistério a clamar por mim. 

Não seria de esperar menos quando eu me preparo para lhes apresentar à mesa de jantar a quiche mais crocante e surpreendente com que podiam sonhar. Em vez de uma tradicional massa de tarte na base, leva uma incrível crosta de batata palha crocante. Imagine umas batatas raladas muito fininhas quase em fios. Agora imagine como será juntar todos esses fios numa única base e fritá-los até ficarem tostados e bem estaladiços. A genial receita é do fabuloso site Taste e é facílima de preparar.

Tudo o que vai precisar para fazer a base é de batatas de pele branca, manteiga derretida e um ovo. Para o recheio, separe bacon em fatias, cinco ovos, natas para culinária, leite, queijo parmesão ralado e chalotas laminadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

hash-brown-crusted-carbonara-quiche-173112-2.jpeg

 

Primeiro comece por preparar a base de batata crocante. Conhece as famosas hashbrowns americanas? É basicamente a mesma coisa. Descasque e rale as batatas em palitos fininhos, como de fosse batata palha. Com as mãos, esprema o excesso de água das batatas raladas. Misture-as numa taça com a manteiga derretida e uma gema de ovo e tempere com sal. 

Pressione esta mistura contra a base e os lados de uma forma de tarte com o fundo amovível, 21 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C durante cerca de 25 minutos. Quando a base de batata estiver dourada, pincele-a com a clara do ovo e deixe arrefecer ligeiramente em cima do balcão da cozinha.

Separe três fatias de bacon e pique as restantes. Salteie o bacon picado, numa frigideira em lume médio-alto, durante cinco a sete minutos.

Bata os ovos numa taça, misture-lhes as natas, o leite e o parmesão ralado. Tempere com flor de sal sal e pimenta preta moída no momento e junte-lhes o bacon picado e as chalotas. Espalhe esta mistura por cima da base de batata e leve ao forno, durante cerca de 20 minutos, a 170º C. Coloque as três fatias de bacon por cima e volte a colocar no forno, durante mais cerca de 15 minutos, até o recheio estar pronto e o bacon estaladiço.

Deixe assentar e sirva. Só de ouvir os palitos de batatas crocantes a estalarem na boca já estou em êxtase.

 

Uma óptima quiche para si onde quer que a batata palha esteja,

Ele

 

receita e foto: taste

 

Powered by Blogger.