Skip to main content

panquecas recheadas com chocolate derretido: nas férias merecemos um brunch assim!

Não comece já aí todo empertigado a protestar contra esta maravilhosa receita que nós estamos no Verão. E as férias não são só do trabalho, este mês o país inteiro devia entrar também em férias da dieta. 

Foi isso que fizemos cá em casa. E por isso guardei para o brunch de hoje estas absurdamente deliciosas panquecas do site The Kitchn. Além de serem mais altas e fofinhas do que uma almofada de penas, levam no interior umas incríveis pepitas de chocolate preto que vão derreter com o calor da frigideira e espalhar-se de forma viciante por toda a massa.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de farinha, pepitas de chocolate preto, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio, sal, manteiga sem sal derretida, leitelho e ovos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Series_2021-07-how-to-chocolate-chip-panca

 

Misture numa taça grande a farinha com as pepitas de chocolate, o açúcar, o fermento, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal.

Noutra taça, misture o leitelho com a manteiga derretida. Separe as gemas das claras. Guarde as claras no copo que usou para medir o leitelho e bata as gemas com a manteiga. Junte os ingredientes líquidos aos secos e misture tudo com uma espátula até ficar bem ligado. Envolva as claras nesta massa mas tenha cuidado para não misturar demasiado. Ao contrário de outras receitas de panquecas, não precisa de bater as claras em castelo. Vai ver como a massa fica igualmente mais alta e fofinha.

Deixe a massa repousar durante dez minutos para levedar ligeiramente. É isso que fará com que a massa fique com uma textura única.

Derreta mais um pouco de manteiga numa frigideira antiaderente e cozinhe as panquecas, durante cerca de dois minutos de cada lado – vire-as ao contrário apenas quando começarem a formar bolhas no topo. À medida que forem ficando prontas, guarde-as no forno morno enquanto faz as restantes. 

Sirva com um fio de xarope de ácer por cima, natas batidas e mais umas pepitas de chocolate. 

 

Um óptimo brunch para si onde quer que a dieta esteja (até Setembro!),

Ele

 

receita e foto: the kitchn

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com