o vídeo do melhor almoço de verão: salada de espargos com ovo escalfado e tomate cherry caramelizado

Quando penso no almoço ideal para o Verão, penso sempre numa receita fresca e leve para podermos dar um mergulho a seguir, mas – e esta é a parte mais importante de todas – suficientemente consistente para absorver a garrafa de vinho branco inteira que vamos beber à tarde.

Para mim, o Verão é isto: uma sequência interminável de incoerências que leva sempre a uma pergunta final e essencial: 

— O vinho está bem fresco?

É por isso que eu adoro esta fabulosa receita para os dias de calor que aí vêm (relaxe, ele há-de chegar…). É servida fria, mas demora o tempo suficiente a ser degustada para ficar demasiado solitária se não for acompanhada por um óptimo vinho rosé (ok, branco também serve…).

DSC07647.jpg

A base são uns crocantes espargos grelhados. Por cima levam uns suculentos tamatinhos cherry caramelizados num delicioso molho balsâmico. E para terminar um ovo escalfado, umas lascas de queijo parmesão e umas nozes tostadas. A combinação de tudo isto é verdadeiramente explosiva como pode ver no vídeo aqui em baixo.

 

 

Ingredientes

Para 1 pessoa

  • 5 espargos brancos frescos
  • 1 ovo
  • 130 g de tomate cherry de várias cores
  • 1 dente de alho picado fininho
  • 1 raminho de tomilho
  • 1 raminho de alecrim
  • 2 colheres de sopa de nozes tostadas picadas
  • 1 colher de sopa de sementes de coentros
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado 
  • 1 mão cheia de manjericão fresco
  • 50 ml de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Flor de sal
  • Pimenta rosa em grão

DSC07648.jpg

Depois de cortar e deitar fora os pés dos espargos, escalde os espargos, em água a ferver, durante cerca de dez minutos. Escorra-os bem em papel de cozinha para retirar toda a água.

Corte os tomatinhos cherry ao meio e coloque-os num pirex. Deite por cima o alho picado, as folhas de tomilho e de alecrim, as sementes de coentros, 50 ml de azeite, uma colher de sopa de vinagre balsâmico e flor de sal. Misture tudo muito bem antes de levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 10 minutos, mexendo regularmente durante este período para os tomatinhos se envolverem no molho e caramelizarem ligeiramente.

Faça o ovo escalfado perfeitinho seguindo esta dica. 

Envolva os espargos em azeite e grelhe-os até ficarem marcados por fora. 

Sirva os espargos num prato com o ovo escalfado por cima, os tomatinhos cherry no topo, aproveitando bem o molho onde estes foram assados, e finalmente as nozes tostadas e picadas. Termine com as folhas frescas de manjericão e o parmesão ralado. Tempere com flor de sal e pimenta rosa em grão.

 

Uma óptima salada para si onde quer que o vinho bem fresco esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Bifanas no Monsieur Cuisine