Skip to main content

o jantar ideal para quando tem o frigorífico vazio

Esta semana estamos em clima de Guerra Fria cá em casa. Decidi que não ia ao supermercado enquanto não esvaziássemos o frigorífico e o congelador. Sabe aqueles tupperwares que já acumulam neve de tanto esperarem pela sua vez? Se há coisa que me enlouquece é ver os nossos queridos e adoráveis Filhos Mistério abrir o frigorífico e dizer:

- Não há nada nesta casa.

Claro que há: no fundo das prateleiras, nos cantos do frigorífico, debaixo da neve acumulada no congelador.

Por isso, estou a testá-los até ao limite, até limparmos tudo, porque odeio desperdícios e eles têm de se habituar que, com imaginação, tudo se aproveita.

E estão com muita sorte porque têm uma mãe que vive a procurar boas receitas, como esta que descobri no blog Salt and Lavender.

Bastou-me afastar a neve de uma das caixas que temos no congelador para encontrar uns ótimos peitos de frango. O resto dos ingredientes foi muito fácil descobri-los no fundo das nossas prateleiras. E apesar do aspeto tentador deste molho, esta receita só tem 337 calorias. Nada mau. Podia ser bem pior.

Só precisamos dos peitos de frango, alho em pó, sal e pimenta, azeite, manteiga, uma cebola média cortada às fatias, um alho picado, caldo de galinha, uma colher de chá de molho Worcestershire (eu sei, é estranho mas o meu querido Marido Mistério tem sempre esta iguaria guardada no frigorífico), natas azedas e salsa picada para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

sour-cream-and-onion-chicken-1.jpg

 

Corte os dois peitos de frango ao meio na horizontal de forma a obter quatro bifes mais fininhos. Tempere-os com sal, pimenta e alho em pó.

Junte o azeite e uma colher de sopa de manteiga numa frigideira. Deixe derreter em lume médio alto, durante alguns minutos.

Quando a frigideira estiver bem quente, adicione os peitos de frango. Deixe cozinhar durante cerca de 5 a 6 minutos de cada lado ou até ficarem dourados.

Reduza o lume para médio e junte o resto da manteiga e a cebola. Salteie a cebola, durante 10 a 15 minutos, até ficar macia e ligeiramente acastanhada. O tempo vai depender da espessura das fatias da sua cebola. Se for preciso, reduza para lume brando.

Adicione o alho e deixe cozinhar durante 30 segundos.

Acrescente agora o caldo de galinha e o molho Worcestershire, raspando bem o fundo da frigideira, se precisar.

Adicione as natas azedas até obter um molho cremoso e macio e deixe cozinhar durante alguns minutos. Não deixe borbulhar demais.

Volte a colocar o frango na frigideira e cubra-o com o molho com a ajuda de uma colher. Tempere com mais sal e pimenta, se precisar, e sirva logo, decorados com salsa picada por cima.

É ou não é um jantar divinal com os restos que temos em casa?

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: salt and lavender

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco