Skip to main content

como fazer um divinal caril de goa em apenas 30 minutos

Leva camarão, feijão verde e está carregado de História de Portugal. Este divinal caril de camarão é uma receita originária de Goa onde ainda hoje é fácil encontrar quem fale português. E é para homenagear este Estado indiano, que durante cerca de 450 anos foi uma colónia portuguesa, que hoje vou fazer este divinal caril ligeiramente aportuguesado para o jantar.

A receita é da sempre útil revista Olive e é facílima de preparar. Leva apenas camarões grandes e descascados, vinagre, cebola picada, tomate picado, azeite, curcuma em pó, cominhos, coentros em pó, pimenta preta moída no momento, alho ralado, gengibre ralado, malagueta picada fininha, arroz basmati, leite de coco light, feijão verde cortado fininho e coentros frescos picados. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

OLI0618-Healthy-PrawnCaldine_023620-2ac6871.jpg

 

Tempere os camarões numa taça com o vinagre e o sal. Deixe apurar o tempero enquanto prepara o molho de caril.

Coloque o arroz basmati a cozer seguindo as instruções da embalagem.

Enquanto isso, triture a cebola e os tomates, num liquidificador até obter um puré. Aqueça o azeite numa frigideira bem funda, ou num wok com tampa, e salteie a curcuma com os cominhos, os coentros em pó e a pimenta até ficar bem aromático. Acrescente o puré de tomate e cebola, o alho e o gengibre ralados e a malagueta e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo constantemente, até evaporar toda a água.

Junte o leite de coco ao molho de caril. Quando levantar fervura, adicione os camarões com o molho de vinagre e o feijão verde. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 5 minutos. Mal perceber que o camarão e o feijão estão cozidos ao seu gosto, sirva o caril por cima do arroz basmati com os coentros frescos picados espalhados pelo topo. 

Só de ver esta maravilha, já me sinto em Goa...

 

Um óptimo caril para si onde quer que as tradições portuguesas estejam,

Ele

 

receita e foto: olive magazine

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco