Skip to main content

como fazer um divinal caril de goa em apenas 30 minutos

Leva camarão, feijão verde e está carregado de História de Portugal. Este divinal caril de camarão é uma receita originária de Goa onde ainda hoje é fácil encontrar quem fale português. E é para homenagear este Estado indiano, que durante cerca de 450 anos foi uma colónia portuguesa, que hoje vou fazer este divinal caril ligeiramente aportuguesado para o jantar.

A receita é da sempre útil revista Olive e é facílima de preparar. Leva apenas camarões grandes e descascados, vinagre, cebola picada, tomate picado, azeite, curcuma em pó, cominhos, coentros em pó, pimenta preta moída no momento, alho ralado, gengibre ralado, malagueta picada fininha, arroz basmati, leite de coco light, feijão verde cortado fininho e coentros frescos picados. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

OLI0618-Healthy-PrawnCaldine_023620-2ac6871.jpg

 

Tempere os camarões numa taça com o vinagre e o sal. Deixe apurar o tempero enquanto prepara o molho de caril.

Coloque o arroz basmati a cozer seguindo as instruções da embalagem.

Enquanto isso, triture a cebola e os tomates, num liquidificador até obter um puré. Aqueça o azeite numa frigideira bem funda, ou num wok com tampa, e salteie a curcuma com os cominhos, os coentros em pó e a pimenta até ficar bem aromático. Acrescente o puré de tomate e cebola, o alho e o gengibre ralados e a malagueta e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo constantemente, até evaporar toda a água.

Junte o leite de coco ao molho de caril. Quando levantar fervura, adicione os camarões com o molho de vinagre e o feijão verde. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 5 minutos. Mal perceber que o camarão e o feijão estão cozidos ao seu gosto, sirva o caril por cima do arroz basmati com os coentros frescos picados espalhados pelo topo. 

Só de ver esta maravilha, já me sinto em Goa...

 

Um óptimo caril para si onde quer que as tradições portuguesas estejam,

Ele

 

receita e foto: olive magazine

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com