Skip to main content

este é o segredo mais bem guardado do algarve: os divinais rissóis de conquilha de cabanas

Entre na praça de Cabanas de Tavira e procure apenas a Vanessa Henriques. É esse o melhor caminho para a felicidade. Nesta banca de peixe e marisco, vai encontrar os mais surpreendentes rissóis que já provou na sua vida.

Os nossos preferidos são os divinais rissóis de conquilhas. Apanhadas directamente pelos proprietários da banca, em vez de serem vendidas ao quilo, como em qualquer outro sítio, as conquilhas são também cozinhadas e misturadas com um cremoso recheio que fica a transbordar aquele irresistível sabor a mar. Depois levam uma massa leve por fora que facilmente se torna crocante depois de frita ou cozinhada a 200º C no forno.

O resultado são os mais surpreendentes rissóis que já provei na vida. A mistura das conquilhas naquele cremoso recheio dá-lhe a sensação de estar a deliciar-se com umas saborosas conquilhas à Bulhão Pato dentro de um rissol crocante.

IMG_20210413_135646 2.jpg

 

Basta dar a primeira dentada para sentir aquela divinal conjugação de sabores a explodir dentro da boca. Bem recheados, sem poupanças de conquilha, a massa dos rissóis passa totalmente despercebida e torna-se mesmo viciante quando acaba por absorver todo aquele molho divinal.

Não há Verão em que não passemos por aqui e este ano já fomos duas vezes a este verdadeiro hino dos petiscos algarvios para nos deliciarmos com esta maravilha acompanhada por uma cerveja estupidamente gelada depois da praia.

IMG_20210413_135324 2.jpg

Se tiver um estômago tão grande como o meu, não deixe de experimentar também os rissóis de lingueirão da Vanessa. O lingueirão é cortado em generossos pedaços e misturado com um molho igualmente divinal, onde vai sentir um discretíssimo e exótico toque de caril. A massa do exterior é a mesma leve e crocante cobertura dos fabulosos rissóis de conquilhas. Quando são feitos no forno, são outra estrondosa tentação.

IMG_20210413_135537 2.jpg

Se este ano passar pela zona de Tavira, não deixe de telefonar com antecedência para encomendar estas preciosidades: 962747965. 

 

Uns óptimos rissóis para si onde quer que a Vanessa esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com